Criada em Guaxupé a Associação das Escolas de Samba

Publicado em 23/08/2013 - regiao - Da Redação

Entidade cuidará dos direitos e os deveres dos carnavalescos

Foi oficialmente criada a Associação das Escolas de Samba de Guaxupé, uma antiga reivindicação que agora torna-se realidade e já conta, inclusive, com diretoria executiva e conselho fiscal. A reportagem esteve no Teatro Municipal na terça-feira, 20 de agosto, quando registrou com exclusividade o momento especial, que foi muito comemorado pelos carnavalescos da cidade. A assembleia de constituição da Associação contou com a presença de representantes de cinco blocos e escolas de samba: Portal de Minas, Fênix, Mió Qui Nóis, Só Nóis, Bloco do Espaço e Feijão Queimado. Conduzida pelo secretário municipal de Esporte, Cultura e Turismo, Marcos Buled (o qual foi auxiliado pelo diretor de Cultura, Cassiano Silva e a coordenadora de eventos, Angélica Araújo Dias Prado, a ocasião enalteceu, ainda, a participação importante da advogada Carolina Monteiro Ferraz de Araújo, responsável por toda a parte jurídica constitucional da Associação.

Após inteirar os presentes sobre a íntegra do edital, Marcos Buled realizou a eleição da diretoria e conselho fiscal, tendo ficado como presidente Walton Sidnei, da Fênix. Além dele, Edi Mesquita ocupará o cargo de vice-presidente, Renildes dos Santos Cardoso, do Bloco do Espaço, será a tesoureira; Bia Melo, do Feijão Queimado foi eleita como secretária, Willian Rodrigues da Silva, também do Bloco do Espaço, será o 2º tesoureiro; Maurício do Prado, do Portal, Maria Cecília Ferreira Soares, do “Mió...” e Robson Francisco, da Fênix, ficarão como conselheiros titulares. Já Ranulfo Vítor da Silva, do “Mío...”, Lucas Henrique Fortunato Benedito, do Fênix e Edson Grangeiro (Nenê), do Feijão, serão os conselheiros suplentes.

Antes de encerrar a reunião, ficou definido que os encontros ordinários dos diretores e conselheiros ocorrerá sempre na 2ª segunda-feira de cada mês, às 18h30, em local ainda não divulgado. Extasiado com a abertura da Associação, o presidente eleito comentou: “É, sem dúvida, um momento mágico para nós, que a partir de agora teremos amparo legal para colocar em prática tudo o que pretendemos em favor do carnaval. Todos sabem que é tradição em Guaxupé termos boas escolas e blocos, mas que precisávamos urgentemente desta associação. Agora, com a promessa da Prefeitura de continuar nos auxiliando, estou certo de que os próximos carnavais de rua serão maravilhosos”, disse Walton.

Evidentemente satisfeito com a realização, o prefeito Jarbas Corrêa Filho comentou: “Sei que isto (a criação da Associação) trará um benefício muito grande a todas as escolas e blocos, os quais poderão promover eventos fora da época do carnaval para arrecadar verbas e não depender apenas da subvenção da Prefeitura. Estou muito feliz com relação a esta realidade e já havia inclusive colocado aos carnavalescos que a Associação poderá utilizar o Parque de Exposições Dr. Geraldo Souza Ribeiro para eventos durante o ano. Aliás, já sugeri que se faça um evento antes do final deste ano”, informou Jarbinhas.

Fonte: Carlos Alberto / Jogo Sério