Publicado em 05/08/2018 - regiao - Da Redação
Uma ação inusitada e bastante interessante aconteceu em Nova Resende nos últimos dias. Principalmente, provocando uma profunda reflexão e mostrando que a crise no Brasil não é apenas política ou econômica. É também moral e de cidadania, exigindo de todos uma mudança de postura em prol do bem coletivo e real transformação do país.
No final de semana, o Bethel Mensageiras da Paz, da ordem das Filhas de Jó, promoveu um verdadeiro experimento social na Praça Santa Rita, bem no centro da cidade. No local, foi colocada uma mesa com balas e doces, além de uma caixa com dinheiro para troco. A iniciativa teve por objetivo testar a consciência e honestidade das pessoas que por ali passavam. No primeiro dia, o resultado gerou uma quantia positiva de R$ 6,00. No segundo dia, foi registrado um prejuízo de R$ 19,00. Por fim, no terceiro e último dia, a conta bateu certo.
No balanço dos números, o saldo foi negativo. É preciso confessar uma total decepção, pois mesmo sendo uma quantia baixa, houve prejuízo financeiro e principalmente moral. Fica a lição de que, antes de exigir honestidade e transparência do poder público, primeiro o cidadão deve fazer uma cobrança interior, agindo com consciência cidadã e buscando uma mudança de postura. Até porque é possível mudar o mundo começando pela mudança de cada pessoa.