Publicado em 23/12/2015 - regiao - Da Redação
Por indicação do deputado estadual Cássio Soares (PSD), a Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães, de Arceburgo, receberá R$ 400 mil, recurso destinado à reforma do prédio da instituição. A liberação da verba foi anunciada na sexta-feira, 18 de dezembro, e será paga pelo governo do Estado de Minas Gerais através do Programa Escola Sustentável. Desde agosto deste ano, a Escola já tem passado por obras na parte elétrica e no telhado.
Fundada em 1934, a Escola Estadual Coronel Lucas Magalhães possui cerca de 700 alunos que estão matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e também no EJA (Educação de Jovens e Adultos), em três turnos diferentes: manhã, tarde e noite. Desde 1978, a instituição está situada no mesmo endereço, no centro da cidade, e desde 2002 nenhum reparo era feito na estrutura física do local.
“Infelizmente, nós não temos um ambiente muito atrativo para os nossos jovens, é um prédio velho e que há muito tempo não recebia reforma alguma. Esta verba vai nos ajudar a aprimorar a estrutura de nossa escola, oferecendo aos estudantes um espaço agradável, mais bonito. Sabemos que isso não é tudo, mas ajuda a estimular a participação dos estudantes e mesmo a permanência deles na escola”, conta o diretor Sander Ribeiro.
Ainda segundo ele, o apoio do deputado Cássio Soares, junto ao governo do Estado, pela liberação desta verba, foi imprescindível. “O deputado foi muito atencioso com nossas demandas, desde a primeira vez que recorremos a ele. Ele buscou junto conosco uma solução. Estamos muito gratos e felizes com essa notícia”, disse.
O prefeito do município, Antônio Gregório Militão (PSDB), observou que, ainda que a escola não seja municipal, isto é, não seja administrada pela prefeitura do município, é uma instituição muito antiga e importante para Arceburgo. Também destacou a atuação de Cássio Soares na liberação do recurso: “é o único deputado que está olhando por nós. É uma reforma muito importante e sabemos que podemos contar com seu apoio e prestatividade nesta e em outras causas”, afirmou.
Cássio Soares também observou a importância de oferecer espaços mais modernos para os alunos. “Sabemos que a educação não se faz só com prédios modernos, com a construção de escolas, mas sabemos que essa é uma parte valiosa, pois pode acabar estimulando os jovens bem como os professores”, observou.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ALMG, o deputado ainda destacou que o projeto foi selecionado também por sua adequação aos conceitos de sustentabilidade, requeridos pelo Programa Escola Sustentável do governo.“A Escola receberá essa verba através desse programa que propõe o bom uso dos recursos, dos materiais de construção. Isso é muito importante, pelo incentivo a termos um pensamento ecologicamente consciente, responsável com os recursos ambientais”, finalizou.
FONTE: ASCOM