Cuidado com Patrimônio e preservação das tradições de Guaranésia

Publicado em 09/06/2017 e atualizado em 09/06/2017 - regiao - Da Redação

Cuidado com Patrimônio e preservação das tradições de Guaranésia

Na noite da quinta-feira (01) o prefeito Laércio Cintra Nogueira participou de dois importantes eventos que denotam a preocupação do Poder Público com aspectos culturais da cidade em especial o resgate de nossas tradições e preservação de nosso patrimônio histórico.

Às 19h00 foi realizada a Reunião Aberta no Complexo da Estação Ferroviária, com a presença dos representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais ? IEPHA/MG: Soraia Aparecida Martins Farias - Diretora de Conservação e Restauração e Nathália Larsen - Gerente de Projetos e Obras, havendo a presença do Secretário Adjunto de Cultura de Minas Gerais João Batista Miguel, de Secretários Municipais, vereadores, e de várias autoridades e representantes da área de Cultura de cidades da região, além de agentes culturais e membros do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Guaranésia, havendo a presença dos Conselheiros Estaduais de Cultura eleitos em dezembro passado Cacilda Maria Ribeiro (segmento Patrimônio material e imaterial) e Severo Antônio da Silva (segmento Produção cultural).

Na reunião foram apontados vários elementos que objetivam a conservação do Conjunto Paisagístico das Praças Coronel Francisco de Paula Ribeiro e Dona Sinhá, os quais são temas constantes de questionamentos, sendo esta reunião fruto de uma solicitação junto ao IEPHA/MG pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Guaranésia, que em meados de fevereiro em face aos problemas enfrentados nas obras de revitalização das praças centrais de Guaranésia, desde meados de 2016.

Na oportunidade, o prefeito Laércio discorreu sobre sua preocupação com as questões culturais e em especial relativas ao patrimônio, permitindo que exista um canal de comunicação constante entre o Conselho que representa a comunidade e os responsáveis pela obra, e que tem cobrado de sua equipe um postura transparente e respeitosa com estes bens, que fazem parte da história de cidade.

“Tenho uma preocupação muito grande com estas questões que envolvem nossa cultura e o patrimônio histórico de nossa cidade. Recentemente doamos ao Estado uma parte do terreno da antiga DEER onde, em breve será construído o prédio que irá abrigar o novo Fórum de Guaranésia. Em contrapartida solicitamos a doação do atual prédio do Fórum para a municipalidade, um imóvel de valor histórico inestimável e que poderá abrigar a sede do Governo Municipal. Temos esta visão progressista e ao mesmo tempo de valorização de nossa história, através da arquitetura de nossa cidade, em especial na região central. Deixo aqui a você meu compromisso de que estas questões nunca serão tratadas a portas fechadas sem a participação do povo. Fomos eleitos com o compromisso de promover um governo popular onde cada um dos munícipes tem o direito de se manifestar, questionar e sugerir ações e assim estamos fazendo. Convido nosso querido Gilberto Ribeiro Alves, (Tato) para que com sua grande experiência na área da Cultura, nos auxilie na formação de um novo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Guaranésia, em razão da finalização dos trabalhos deste conselho nesta data” disse o prefeito Laércio Cintra.

O Secretário Adjunto de Cultura de Minas Gerais João Batista Miguel discorreu sobre a importância daquele encontro, onde muitas pessoas não só de Guaranésia, mas também da região se reuniam para discutir cultura e sobre patrimônio histórico e formas de sua preservação de maneira racional e com consonância com aspectos de modernidade. “Não sou de Guaranésia, mas por esta cidade fui adotado e hoje me sinto muito responsável por esta gente. Não meço esforços pra poder atuar junto ao Governo do Estado na conquista de recursos que viabilizem projetos para Guaranésia e também para a nossa região, uma das mais ricas culturalmente falando de todo o nosso Estado. Tenho um contato muito grande com várias autoridades municipais de todo o Estado, mas aqui vejo o grande diferencial da junção de esforços e ideias, aonde o Chefe do Executivo vem até o povo para dinamizar o canal de diálogo entre as partes e permitir que ações possam acontecer. Para mim é muito gratificante fazer parte desta reunião e saber que tanto esta importante parcela da população tem esta preocupação e que o Poder Público através de meu grande amigo Laércio, esta atento a estas demandas, que objetivam a manutenção da nossa cultura”.

Em continuidade a reunião as representantes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais ? IEPHA/MG: Soraia Aparecida Martins Farias - Diretora de Conservação e Restauração e Nathália Larsen - Gerente de Projetos e Obras responderam aos questionamentos dos presentes e destacaram a possibilidade de adequação do projeto, já que após uma grande atuação do Poder Público através do Setor de Convênios o convênio conseguiu ser prorrogado, discorrendo ainda sobre outras questões pertinentes a tombamentos, processos de inventariamento, etc.

“O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Guaranésia vem realizando um excelente trabalho, porém várias arestas devem ser aparadas e ainda há muito que aprender. Por conta de falhas e incoerências no Projeto de Reforma e Readaptação das Praças Cel. Francisco de Paula Ribeiro e Dona Sinhá, o Conselho pediu as Senhoras: Soraia Aparecida Martins Farias - Diretora de Conservação e Restauração e Nathália Larsen - Gerente de Projetos e Obras, ambas do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG, esclarecimentos, que gentilmente nos orientaram através desta visita técnica em nossa cidade. Foi um prazer poder colaborar e participar desta reunião que foi produtiva e pode esclarecer as dúvidas relativas à conservação do Conjunto Paisagístico das Praças Coronel Francisco de Paula Ribeiro e Dona Sinhá e também assuntos relativos à postura do Poder Público e da População em relação às reformas, eventos e outras necessidades de utilização e modificação do Patrimônio Cultural Tombado. As praças centrais realmente são uma das principais referências de nossa querida Guaranésia, vamos juntos somar ideias, propor sugestões para sua revitalização” disse Cacilda Ribeiro Conselheira Estadual de Política Cultural de Minas Gerais.

ASCOM Prefeitura de Guaranésia