Publicado em 24/09/2013 - regiao - Da Redação
Iniciativa da nutricionista responsável pela alimentação escolar de Nova Resende leva informações às crianças
Um bom exemplo dessa criatividade na culinária já tem nome: é o “Suco do Pica-Pau”. “Trata-se de um suco que tem beterraba na sua composição! O nome foi escolhido devido à cor da bebida - bastante avermelhada - que se assemelha à cor do personagem do desenho animado que as crianças adoram”, conta Wanessa. Antes da proposta, mais da metade das crianças não gostavam de comer beterraba. Agora, praticamente todas elas resolveram experimentar o legume. “A beterraba é preparada de uma maneira diferente da tradicional, mais criativa, mas continua com as propriedades que são fundamentais para uma dieta saudável”, destaca a nutricionista.
Ainda de acordo com Wanessa, com freqüência as crianças participam de oficinas culinárias e demonstram curiosidade em relação aos alimentos, principalmente, sobre aqueles que não gostam tanto. Neste contexto surge a oportunidade de manipular verduras, frutas e legumes, o que ajuda a eliminar os preconceitos. “As crianças enxergavam certos alimentos como vilões e, agora que conhecem os benefícios e as propriedades nutricionais de cada um, passaram a entender que alguns alimentos podem ser os heróis de uma dieta saudável”, afirma a nutricionista.
O esclarecimento leva as crianças a terem hábitos alimentares mais saudáveis. Há, ainda, outros pontos positivos: as crianças menores aprendem as cores através dos alimentos; aprendem matemática através das medições durante o preparo das receitas; e também compartilham com seus familiares todo o conhecimento adquirido. “Em casa as crianças querem preparar as receitas ao lado dos pais. Muitas vezes as mães ligam na escola para pedir receitas que os filhos comentam que aprenderam. O Suco do Pica-Pau, por exemplo, é um sucesso entre a criançada”, finaliza Wanessa. E a nutricionista não faz mistérios sobre os ingredientes do suco: “É apenas beterraba, abacaxi, açúcar e água. Simples, saboroso, refrescante e saudável”, finaliza.
Wanessa Melo - Nutricionista da Alimentação Escolar de Nova Resende
CRN9 4705