Curso de Arquitetura da PUC desenvolve projeto para Polícia Militar

Publicado em 02/09/2010 - regiao - Assessoria

O projeto arquitetônico para a construção de dois prédios para a o 29º Batalhão da Polícia Militar foi apresentado a representantes da corporação na terça-feira, dia 31 de agosto, na pró-reitoria do campus de Poços de Caldas. A reunião teve como objetivo a apresentação da maquete e projeto elaborado pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo, para a construção de espaço para a Companhia de Ensino e Treinamento e da Sala da Banda de Música para a corporação.
O objetivo do projeto, acompanhado pelo professor e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Carlos Eduardo Pozzer, é agregar valor à formação dos policiais, com um novo local para reuniões, ensaios e aulas ministradas ao efetivo da Unidade. O projeto, idealizado em abril, tem agora uma maquete com a infraestrutura para obra.
O professor Carlos conta que um dos focos no trabalho foi priorizar a localização do Batalhão, uma vez que ele está construído em frente à Serra do Cristo. “Vimos a importância paisagística do terreno e da serra como patrimônio histórico do Estado e do município. Acreditamos que a obra vai ser uma importante contribuição para o Batalhão da Polícia Militar e para a cidade de Poços de Caldas”, diz.

O projeto arquitetônico
O projeto arquitetônico foi criado para a construção de dois edifícios com aproximadamente 2.500 m². A unidade de ensino foi planejada para abrigar oito salas de aula, uma torre de serviços com secretaria, sala de reuniões, biblioteca e laboratório de informática. O edifício da Sala da Banda foi planejado com painéis de vidro que garantem leveza à arquitetura. No projeto, também foram buscadas questões como a acessibilidade e plataforma para portadores de deficiência física.
O comandante do 29º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Antônio de Sousa Filho, conta que o projeto realizado pela PUC Minas traduz um desejo antigo da corporação e explica que, este ano, Poços de Caldas passou a polarizar a segurança pública preventiva. Para que o trabalho seja feito de forma centralizada e eficiente é necessário que a parte física do batalhão esteja de acordo. “Para acomodar todo o projeto incorporado na unidade teríamos que fazer uma alteração importante no batalhão. Construir os espaços para que o projeto possa ser implantado de forma efetiva. Dessa maneira, a nossa manifestação é de agradecimento pela parceria da PUC Minas que é extremamente promissora. Quero demonstrar meu encantamento pela qualidade do trabalho apresentado”, diz.
Para a viabilização do projeto arquitetônico no 29º Batalhão, o trabalho foi apresentado ao comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Renato Vieira de Souza, em visita à cidade na terça-feira, dia 31 de agosto.