Curso sobre pregão eletrônico é transmitido ao vivo após grande procura em Poços

Publicado em 08/12/2017 - regiao - Da Redação

Curso sobre pregão eletrônico é transmitido ao vivo após grande procura em Poços

O último curso gratuito sobre pregão, realizado em conjunto, na terça-feira (05), pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e de Administração, teve transmissão simultânea através da rede social oficial da prefeitura. A iniciativa contou com a participação da Secretaria de Comunicação Social. O curso foi ministrado no auditório do DME.

Rafael Tadeu Conde, coordenador de Fomento a Indústria e Comércio da Sedet, diz que o número de inscrições foi maior do que as vagas ofertadas, por isso, com o apoio da Secretaria de Comunicação Social, foi possível fazer a transmissão ao vivo do conteúdo do curso, possibilitando, assim, atender a todos os interessados. “Foi algo inédito, nunca realizado em outros eventos, ou até mesmo em outros cursos de capacitação da secretaria”, revelou.

Segundo Rafael, o curso foi dirigido a empresários e empreendedores, que buscam conhecer mais sobre a modalidade de venda e a ferramenta utilizada nos pregões realizados pela prefeitura e pelo Dmae.

Ainda de acordo com Rafael, no ano passado a prefeitura gastou R$ 131 milhões em compras públicas realizadas por meio de pregões e, desse valor, apenas R$ 9 milhões foram destinados a empresas locais (menos de 7%) do total. Para Rafael, a não participação de empresas da cidade nos pregões da prefeitura se deve, talvez, ao desconhecimento, ou até mesmo falta de interesse. Segundo ele, isso tem beneficiado a outros grupos empresariais da região e de várias partes do país. “Por isso, um dos objetivos do curso é capacitar o empresário local para que possa competir de forma mais ativa e, dessa forma, concentrar o investimento na própria cidade”, ressaltou.

O sistema pertence ao Banco do Brasil e é um dos mais usados nacionalmente. Após parceria firmada junto à Sedet, técnicos da instituição financeira participaram do curso, passando orientações e explicando passo a passo a plataforma. Os participantes aprenderam a realizar os procedimentos de forma correta e de acordo com o que é exigido pelos órgãos públicos.

O coordenador da Sedet informa que, devido a grande procura, o departamento pretende abrir novos cursos em 2018, com o objetivo de esclarecer dúvidas, visto que ainda há muito desconhecimento sobre as ferramentas trabalhadas. ”Vamos, dessa forma, atender tanto ao pregoeiro quanto o licitante, em ambas as modalidades”.

Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas