Publicado em 25/11/2014 - regiao - Da Redação
Em visita ao município de Guaxupé no sábado (22/11), o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou de vários eventos, dentre eles a entrega de instrumentos musicais para a Associação Guaxupeana em Defesa do Folclore. Arantes foi recebido logo cedo pelo prefeito Jarbinhas em seu gabinete e depois passou pela tradicional feira da cidade, onde fez questão de agradecer aos eleitores a votação que obteve na cidade. O deputado foi recebido com muito carinho pelos visitantes.
O diretor da Divisão de Cultura do município, Cassiano da Silva, destacou o trabalho de Antônio Carlos ao fomentar a cultura. Para o diretor, a ação de Arantes garante que a tradicional festa da Folia de Reis em Guaxupé continue por muito mais tempo. O presidente da Associação, José da Silva, agradeceu o apoio de Antônio Carlos e também ressaltou a importância de ações como essas, que valorizem a cultura. “Como disse um integrante de nossa associação, recebemos um presente de Natal e nosso papai Noel é o deputado Antônio Carlos, a quem agradecemos de coração e vamos continuar esperando confiantes de que outros presentes virão”, afirmou Silva.
Ao final do evento, o deputado falou da satisfação em participar de ações deste tipo, pois reconhece a importância do folclore para a história cultural do município. Arantes lembrou que a região se destaca por suas atividades culturais. “Assim como em São Sebastião do Paraíso temos as Congadas, em Guaxupé temos a Folia de Reis que, a partir de hoje, terá mais um incentivo para continuar a alegrando a todos”, disse Arantes.
Produtor agradece deputado
Durante visita à feira de Guaxupé, Antônio Carlos se encontrou com o produtor rural Jair Brás Ferreira, de São Pedro da União. Ferreira fez questão de parabenizar o deputado pelo seu destacado trabalho na área de preservação ambiental. Quando prefeito de Jacuí, Arantes criou o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios São João e Santana, composto por sete municípios, e foi responsável pela construção de mais de duas mil bacias de captação de enxurrada. O Consórcio, presidido por um tempo por Arantes, monitorou e orientou os produtores rurais no manejo e preservação dos mananciais da região.
Jair ressaltou que graças àquelas orientações recebidas à época, ele realizou obras em sua propriedade que possibilitaram a manutenção de represas e de minas de água até hoje. “Graças ao trabalho do deputado Arantes à frente do consórcio, minha propriedade não sofre com a falta de água, pois mesmo diante dessa crise atual, as fontes não secaram. Gostaria que o consórcio voltasse a funcionar e a orientar a todos nós”, pediu o produtor.
“O caso do Jair é um exemplo de que o nosso trabalho no consórcio deu resultados positivos. Na propriedade dele, foram construídas mais de 10 bacias que ajudaram na preservação de nascentes e garantiram a continuidade do abastecimento de água. O ideal seria que os prefeitos se empenhassem para fazer o consórcio voltar a funcionar. É um instrumento extremamente importante para o meio ambiente”, concluiu Arantes.
FONTE: ASCOM / Matéria jornalista Ricardo de Oliveira