Deputado Cássio Soares solicita melhorias no presídio de Passos

Publicado em 13/01/2017 - regiao - Da Redação

Deputado Cássio Soares solicita melhorias no presídio de Passos

Devido ao grave problema de infraestrutura e uma grande defasagem de vagas no Presídio de Passos, o deputado estadual Cássio Soares solicitou ao secretário de Estado de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, a reforma do prédio, que possui vários problemas de infraestrutura. O deputado pediu primordialmente melhorias na luminosidade e ventilação do espaço, destacando também a necessidade da construção de uma lavanderia.

            “Reforcei ao secretário de Administração Prisional, que a reforma da cadeia de Passos é urgente, devido ao aumento da criminalidade na região e da superpopulação no local. Precisamos deste auxílio, para que assim, os presos tenham as condições necessárias para se reabilitarem, o que a médio prazo pode diminuir a criminalidade na região”, avaliou Cássio Soares.

            De acordo com o diretor do presídio de Passos, Éder Soares Borges, a unidade possui 168 vagas, tendo uma população carcerária de 390 presos, o que representa um déficit de vagas superior a 130%. O local foi interditado parcialmente pela justiça, em maio do ano passado, sob a alegação de superlotação e condições precárias.

            "Esta ajuda do Cássio é importante, pois o nosso sentimento é de um certo esquecimento por parte do Estado. Assumi a direção no último mês, e os desafios são muitos. Sofremos bastante com a falta de armamento, policiais, viaturas, vagas e principalmente de recursos para melhorar a infraestrutura. Hoje, não só os presos sofrem com as más condições do presídio, suas famílias e os nossos agentes também são bastante prejudicados, não contando minimamente com a estrutura de salas de revista e espera e uma boa iluminação noturna", avaliou o diretor do presídio de Passos.

            Ainda de acordo com Éder, com a interdição da cadeia de Cássia, em 2013, foram destinados mais de 50 presos da cidade para Passos, o que contribuiu para o aumento da superlotação e gerou um problema ainda não resolvido pelo Estado.

            "No ano passado, o Batalhão de Operações Especiais de Belo Horizonte agiu aqui no presídio, apreendendo 57 celulares, drogas e vários outros materiais ilícitos. Desde então, a situação é mais tranquila, não apresentando grandes riscos de revoltas na cadeia. Mesmo assim, não podemos esperar o quadro piorar para buscarmos melhorias", afirmou o diretor do presídio.

 

Melhorias

            Para o governo estadual, a expectativa é que na próxima terça-feira, 17 de janeiro, após uma reunião entre o do Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes e secretários de todos os estados, sejam anunciadas medidas que melhorem o sistema prisional brasileiro.

             "A curto prazo, diante da gravidade da situação e das más condições da cadeia de Passos, nós precisamos da reforma. Mas, precisamos continuar cientes que esta não é a solução para esse grave e complexo problema. São necessários investimentos na educação e no social, para que os jovens tenham um ensino de qualidade e vida digna que os ofereçam caminhos distintos ao do crime. Caso contrário, continuaremos construindo e reformando cadeias que ficarão sempre cheias", avaliou o deputado Cássio Soares.

 FONTE: ASCOM