Publicado em 20/12/2017 - regiao - Da Redação
A Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/AIDS, faz do Dezembro Vermelho, mês de mobilização para falar sobre o assunto, as formas de prevenção, de diagnóstico e os meios de tratamento. Em Poços, desde o dia 1, diversas ações estão sendo realizadas em todos os pontos da cidade, para atingir o maior número possível de pessoas. Nesta sexta, 22, uma parceria entre as equipes do Programa Municipal DST/AIDS e da Regional Sul, vai levar as ações de conscientização e de prevenção, para a feira livre do Conjunto Habitacional Doutor Pedro Afonso Junqueira.
A tenda com as atividades estará montada na Avenida Eduardo Luciano Marras, das 9h às 12h. “Vamos levar os testes rápidos, os folhetos explicativos, vamos dar orientações, distribuir preservativos e divulgar o Programa que funciona o ano inteiro”, explicou Dirce Tomoko Hara Soares, coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS.
Além do Programa, que atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria de Saúde, na esquina das Ruas Rio Grande do Sul com Pará, as 37 UBSs – Unidades Básicas de Saúde, também fazem o teste rápido do HIV, de forma permanente. “Esta parceria para levar este trabalho para fora da unidade é uma forma de atender a um público diferente, que muitas vezes não vai até à unidade, por falta de tempo e até de costume”, afirmou Daiana Clélia de Carvalho Moraes, apoiadora da Atenção Básica.
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é o mesmo do que ter a Aids. Há soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas que podem transmitir o vírus a outras pessoas por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso é tão importante se proteger sempre e na dúvida, fazer o teste rápido, que em poucos minutos indica se a pessoa já teve ou não, contato com o vírus.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas