Dia Mundial da Saúde é lembrado com palestras em Guaxupé

Publicado em 07/04/2017 - regiao - Da Redação

Dia Mundial da Saúde é lembrado com palestras em Guaxupé

Evento que começou pela manhã se estendeu durante todo o dia 

A Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na sexta-feira (07) um evento ao Dia Mundial da Saúde. Durante todo o dia quem passou pela Farmácia Municipal Central pode assistir palestras, conhecer os trabalhos de artesanatos feitos pelos pacientes do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), ter orientações sobre saúde bucal e saúde mental, além de dicas de alimentação saudável e aulas de alongamento. 

Para a Secretária Municipal de Saúde, quando se trabalha a prevenção, os resultados obtidos diretamente na saúde pública são positivos: “Prevenir é melhor que remediar! Por isso, não somente nesta data, mas em diversas oportunidades durante todo o ano, trabalhamos com orientações, palestras e dicas importantes com a população, especialmente com as pessoas que frequentam as Unidades de Saúde”, explicou Elina Costa. 

Ainda de acordo com a secretária, a Prefeitura está elaborando um cronograma de atividades que serão realizadas junto às empresas de Guaxupé, buscando promover a saúde dos trabalhadores: “Queremos ir onde o trabalhador está. Não ficar esperando ele vir até nós com algum problema de saúde. Fortaleceremos um trabalho focado na prevenção e assim percorreremos várias empresas em nossa cidade”, falou. 

Dona Eugênia Souza, de 68 anos, usuária da Farmácia Municipal, aprovou a ação da Prefeitura: “Sempre que venho aqui buscar medicamentos que eu preciso sou bem atendida. Eu acho que isso que estão fazendo aqui hoje é muito importante. Essas dicas, essas palestras, são coisas que a gente sempre aprende. Gostei muito”, disse. 

Em 2017, a OMS (Organização Mundial da Saúde) está trabalhando o Dia Mundial da Saúde com o tema “Depressão”. A proposta que também está sendo aplicada em Guaxupé é mostrar à população que a depressão tem tratamento e o primeiro passo é conversar sobre o assunto. A doença, segundo a entidade, afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, causa angústia e interfere na capacidade de o paciente fazer até mesmo as tarefas mais simples do dia a dia.

FONTE: ASCOM