Publicado em 19/11/2014 - regiao - Da Redação
Projeto “Diabetes: Doce Perigo” contou com participação de estudantes da rede pública
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro. A data foi instituída pela Federação Internacional do Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de sensibilizar as pessoas a respeito do tema. Desde 1991, ações são realizadas em todo o mundo visando conscientizar a população sobre os riscos do diabetes.
Uma dessas ações que fortalecem a campanha mundial aconteceu em Nova Resende. A iniciativa da nutricionista responsável pela alimentação escolar do município, Wanesa Melo, levou o projeto “Diabetes: Doce Perigo” para a quadra poliesportiva da cidade. “Através desta iniciativa queremos chamar a atenção da população local para os cuidados com a saúde que podem evitar o diabetes. Inicialmente, a ideia era levar o projeto para a praça central da cidade, o que foi inviabilizado pelo mau tempo no dia programado. Mas a chuva não impediu que realizássemos o evento em outro lugar”, comenta a nutricionista.Nos anos anteriores, o tema era apresentado aos alunos através de palestras ministradas pela nutricionista. Mas em 2014 o projeto passou a ser desenvolvido de outro modo, mais dinâmico e participativo. “Queríamos que os estudantes ficassem informados sobre o diabetes, mas que também conscientizassem os amigos, os familiares, enfim, toda a população”, explica Melo. Inicialmente o projeto foi trabalhado com os estudantes dos quintos anos da Escola Municipal Dr. Melo Viana. “Com autorização da
Secretária de Educação, Lourdes Silva, e da Diretora Escolar, Solange Oliveira, o projeto ‘Diabetes: Doce Perigo’ foi ganhando força na comunidade escolar”, lembra Melo.
Cada estudante recebeu uma apostila com informações importantes sobre o diabetes e, em seguida, assistiram a uma palestra sobre o tema. Cerca de 90 alunos participaram do projeto. Entre eles, 40 foram escolhidos para que também fizessem uma exposição especial sobre o assunto. De acordo com Melo, houve um envolvimento muito grande dos estudantes diante da proposta. “Cada criança ficou responsável pela explicação de uma parte do tema, como se estivessem participando de um seminário acadêmico. Eles ficaram empolgados com a ideia de também serem responsáveis por uma palestra”, conta.
Após a preparação dos estudantes, toda a população foi convidada a participar de um evento. “Houve divulgação na emissora de rádio local e foram também enviados convites”, lembra a nutricionista. Quem participou do evento teve a oportunidade de aprender o que de fato é o diabetes, pode conhecer os tipos de diabetes, além dos sintomas, complicações e tratamentos da doença. “Como houve envolvimento e comprometimento por parte dos estudantes, o projeto foi um sucesso. E todo o conhecimento adquirido pelos estudantes foi compartilhado e multiplicado com aqueles que visitaram o evento”, finaliza Melo.

Wanessa Melo - Nutricionista da Alimentação Escolar de Nova Resende / CRN9 4705