Direito do Unifeg participa de Simpósio na Universidade de Coimbra – Portugal

Publicado em 01/12/2017 - regiao - Da Redação

Direito do Unifeg participa de Simpósio na Universidade de Coimbra – Portugal

Pelo terceiro ano consecutivo, o Curso de Direito do Unifeg proporcionou aos alunos e professores a oportunidade de conhecer a Universidade mais antiga do mundo, a Universidade de Coimbra, na cidade de Coimbra, em Portugal.

Com o objetivo de participar de eventos acadêmicos, a viagem internacional significou também enriquecimento cultural aos participantes.

Em 2015, alunos e professores do Curso de Direito participaram de um Curso de Verão sobre Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em 2016 e 2017, a participação do Unifeg foi mais intensa, pois o Curso de Direito coordenou o Simpósio Meio Ambiente como Direito Humano Fundamental, simpósio este inserido na programação do Congresso Internacional de Direito Público: Justiça e Efetivação dos Direitos Humanos (http://www.cidpcoimbra.com/SIMP%C3%93SIOS.php).

Segundo a aluna, Letícia Rodrigues, matriculada no 2º período do curso no Unifeg, a convivência acadêmica com universitários da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e demais Cursos de Direito brasileiros participantes do evento, foi uma experiência única. “Ter a oportunidade de participar de um Congresso Internacional no primeiro ano do curso de Direito e poder conhecer grandes nomes da ciência jurídica como Canotilho, Vital Moreira, Paula Veiga e César Nunes, mudou completamente a minha visão sobre o que realmente é o Direito e o porquê escolhi seguir essa carreira. Entrar para uma faculdade de Direito, após já ter me graduado em outro curso, me fez pensar o porquê de não ter escolhido Direito antes. Hoje, após conhecer grandes autores e professores de uma das maiores universidades de Direito do mundo, que está em Coimbra, em Portugal, clareou minha mente e me fez repensar pelo que devo lutar, por quem e por qual caminho percorrer. Não tenho palavras que possam descrever o que significou estar nesse evento, ainda mais acompanhada de uma pessoa que hoje, passo a admirá-la ainda mais como mulher e professora, que é Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas. Realmente, foi uma experiência incrível e com uma bagagem de conhecimentos que levarei comigo pelos 4 anos de curso e para a vida inteira! Posso dizer que levei bagagens com coisas úteis para passar alguns dias e trouxe uma bagagem repleta de aprendizado e a experiência”.

O enriquecimento cultural pode ser evidenciado pela oportunidade que alunos e professores têm de conhecer pontos turísticos relevantes, como ocorreu nesta viagem, quando aluna e professora visitaram Lisboa (Baixa-Chiado, Belém e margem do Rio Tejo) Fátima (Basílica, Capela e Cova da Iria) e Coimbra (Ponte Santa Clara, Casa da Jurisprudência, Universidade de Coimbra, margem do Rio Mondego, entre outros).

O Curso de Direito do Unifeg destaca-se entre os cursos de Direito de Minas Gerais por ser, embora com apenas 13 anos, um curso com nota 4 (de 1 a 5) na avaliação do MEC, destacando-se também pelo índice de aprovações no Exame de Ordem, com significativa parte dos alunos sendo aprovados na OAB antes mesmo de terminar o curso.

Para 2018, o Unifeg oferecerá vagas para o período Matutino, esperando ampliar ainda mais as oportunidades de graduação para os estudantes de Guaxupé e região.

ASCOM