Publicado em 18/12/2013 - regiao - Da Redação
Magistrado foi reconhecido em noite especial, no Fórum de Guaxupé
A entrega da honraria foi presidida pelo juiz João Batista Mendes Filho, diretor do Fórum guaxupeano, o qual dividiu uma mesa diretora com o promotor de Justiça Cláudio Luiz Gonçalves Marins e o homenageado da noite. Também ocuparam posições de destaque no evento o prefeito de Guaxupé,
Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), o presidente da Câmara Municipal, Miguel Antônio Stamponi, os vereadores João Fernando Souza e Maria Aparecida Discini Sandroni (Cida), o presidente da OAB/Guaxupé, Marco Antônio Alves, os delegados regionais Sérgio Elias Dias (Guaxupé) e Gustavo Henrique Manzoli Magalhães (Poços de Caldas), a juíza Cristiane Vieira Tavares Zampar (em Guaranésia), o defensor público Leonardo César Matheus, o promotor Alexandre Rezende Grillo, entre outros magistrados.
Num cerimonial conduzido por Wilson Melo, a Medalha Desembargador Hélio Costa foi entregue por Dr. João ao colega Marcos Irany, quando o primeiro externou seu respeito e apreço pelo segundo. Em seu discurso, Dr. Marcos enalteceu o tamanho da satisfação por ter sido indicado: “Agradeço a Deus pelas oportunidades e as graças, assim como a minha família, meus colegas de profissão e os tantos amigos que fiz pela vida.
Dizem que só recebem homenagens quem as merece. Então, estou ainda mais feliz por ser lembrado esta noite”, disse ele, que declarou-se à esposa, Solange Rodrigues, a quem presenteou com um ramalhete de flores (estiveram presentes ainda os filhos do casal: Willian, Daniela e Raphael, além de outros parentes).
DR. MARCOS: O agraciado Marcos Irany Rodrigues da Conceição é natural de Ribeirão Branco, no Vale do Ribeira, em São Paulo. O magistrado é dono de uma história de luta e sucesso, a qual foi pautada pelas várias funções exercidas na área do Direito: aos 18 anos, passou em concurso público e iniciou-se como carcereiro, tendo trabalhado na Cadeia Pública de Itupeva (SP). Depois, em 1977, passou a atuar como escrivão de polícia, já na Grande São Paulo, onde ficou por dez anos (período em que cursou Ciências Jurídicas, na FMU, tendo se formado em 1984).
Ainda na esfera policial, Marcos Irany foi nomeado (também por concurso) delegado em 1987, tendo passado por Monte Belo e, em seguida, Guaxupé (onde ficou por dois anos, na 18ª Delegacia Regional de Segurança Pública). Daí, passou a ser promotor de Justiça, em 1989, atuante nas comarcas de São João Evangelista, Virginópolis e Sabinópolis (as três da região Baixo Rio Doce), Frutal e Iturama (no Triângulo Mineiro) e Contagem (na Grande Belo Horizonte).
A magistratura foi iniciada em 20 de novembro de 1990: Dr. Marcos trabalhou em Barão de Cocais, Nova Era, Andrelândia, Carlos Chagas, Águas Formosas, Itamogi, Guaranésia e Guaxupé (onde já respondeu pelos municípios de Nova Resende, Jacui, Cabo Verde e Monte Belo). Das condecorações, o juiz Marco Irany já recebeu, além da Medalha Desembargador Hélio Costa, os títulos de Cidadão Guaxupeano, em julho de 2004, oferecido pela Câmara Municipal de Guaxupé.
Após a cerimônia oficial, os presentes participaram de um coquetel, no saguão do fórum, onde cumprimentaram Marcos Irany.
Fonte: Carlos Alberto / Jogo Sério