Educação de Guaxupé é a 2ª melhor do país segundo revista Veja

Publicado em 17/05/2012 - regiao - Assessoria de Comunicação

Que a educação pública de Guaxupé era boa todo mundo sabia. Mas ver a comprovação disto estampada nas páginas de uma das revistas de maior prestígio no país é motivo de especial orgulho. Agora o Brasil todo sabe que aqui em Guaxupé se faz muito bem o dever de casa e a educação é tratada com a atenção que merece.
A segunda feira começou com um clima diferente na cidade. Primeiro a boa nova tomou conta das redes sociais, logo depois os sites locais , as rádios e todos os veículos de comunicação da cidade começaram a divulgar a grande notícia. É provável que a revista tenha batido seu recorde de venda nos 100 anos de Guaxupé. Andando pelas ruas era comum ver uma roda de amigos e a revista na mão deles. O motivo de tanto alarde é justificado. Uma pesquisa realizada pela ONG Todos pela Educação diagnosticou que em um país com uma média de avaliação geral de 23% perante a média dos países da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que é de 57%, existe uma ilha de excelência em Minas Gerais e Guaxupé ostenta o segundo lugar nacional com 48%, ficando atrás do primeiro lugar, São Tiago, também em Minas, por apenas 1%.
Como bem define a matéria, Guaxupé não tem tentado inventar nada de mirabolante, vem investindo no que precisa ser investido, vem cuidando do que precisa ser cuidado e vem colhendo os frutos disso:  capacitação continuada dos professores, eleições diretas com participação de pais e da comunidade escolar para a escolha das diretoras, aumento do piso salarial dos professores, material apostilado, currículo unificado, atenção e visão educacional desde o 0 ano com a mudança das creches para Centros de Educação Infantil, introdução do café da manhã em toda a rede municipal de ensino, iniciativas para incluir a família no dia a dia escolar dentre tantas outras ações.
O prefeito da cidade recebeu a notícia com grande alegria e um sentimento de dever cumprido: “Este é um grande presente que nossa cidade recebe em seu centenário e eu como professor não poderia estar mais orgulhoso e satisfeito. Tenho a humildade de reconhecer que sozinho não fazemos nada. Nossa administração tem dado sua especial contribuição para a educação sim, mas é preciso reconhecer o valor de todos envolvidos nesse processo de melhoria da educação no município que a meu ver começou há muitos anos quando a então Fafig começou a formar profissionais gabaritados para serem professores. Assumimos a rede municipal de ensino com um nível bom e conseguimos melhorar ainda mais atingindo o índice histórico de 6,2 no IDEB. O que precisamos é dar continuidade a esse trabalho de atenção básica à educação e tenho certeza que nossos índices serão cada vez maiores e o mais importante de tudo, nossas crianças estão de fato recebendo uma educação de excelência.”
De fato um reconhecimento nacional como este é um grande presente para o centenário desta cidade que sempre teve um olhar especial para a educação e hoje vê com orgulho que o trabalho dedicado de tantas pessoas, professoras, diretoras, supervisoras, pessoal da merenda, do suporte pedagógico e administrativo fez diferença na educação de Guaxupé.