Publicado em 01/11/2017 - regiao - Da Redação
Na sexta-feira (27), 30 educadores do Programa Municipal da Juventude (PMJ) e Programa Mais Educação, visitaram o Centro Social Marista Irmão Justino em São Paulo. Na visita os educadores tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Unidade.
A parceria se deu a partir da vinda dos educadores do Centro Social Marista Irmão Justino a Poços, no primeiro semestre deste ano, onde realizaram um momento de formação com os profissionais, compartilhando suas experiências.
“Nossos profissionais voltaram encantados e entusiasmados. Foi uma experiência muito valiosa e pudemos ver na prática o que temos estudado durante os encontros de formação continuada”, destacou a coordenadora do PMJ, Michele Santana.
Ainda de acordo com a coordenadora, o que chamou a atenção em relação ao trabalho foi a forma como os educandos e as famílias participam da escolha dos temas que serão desenvolvidos durante o semestre. Desde a elaboração do planejamento e o vínculo afetivo que existe entre todos do local. Destacando também o fomento em relação à autonomia das crianças e adolescentes nas atividades cotidianas, além do exercício pleno da cidadania.
Centro Social Marista Irmão Justino
Antigamente chamado de Apoio Socioeducativo, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Desde 2016, o Conviver Marista tem sido adotado pela Rede Marista de Solidariedade (RMS) como o nome fantasia para este serviço. Independentemente de todas essas nomenclaturas, este é um dos principais serviços desenvolvidos pela RMS nas unidades sociais.
O Centro Social Marista Irmão Justino atende atualmente 208 crianças na Educação Infantil e 200 crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Conviver), que estão em situação de risco e vulnerabilidade social.
O local oferece uma educação integral que potencializa crianças e adolescentes sujeitos de direitos a construir conhecimentos de forma participativa e entender e interferir positivamente na realidade onde estão inseridos, considerando a cultura da comunidade. Nele, o educando é concebido em toda a sua subjetividade, que é expressa por meio de gestos, olhares, palavras e posicionamentos. O serviço valoriza a identidade e o empoderamento das crianças e jovens enquanto sujeitos de direitos.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas