
Com o tema alfabetização, letramento e ética foi realizado, na quinta-feira (26), em Poços de Caldas, o 82º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. O encontro, realizado no Espaço Cultural da Urca, reuniu cerca de 250 educadores da região.
Diretores, coordenadores e supervisores da rede municipal de ensino também participaram do fórum, além dos professores que atuam nas séries com alunos de 5 e 6 anos, tema das discussões desta edição do encontro.
“É muito importante para nós trabalharmos com esse segmento da educação porque toda casa começa a ser construída pela base e a nossa base é a educação infantil”, destacou a secretária de Educação, Maria Helena Braga.

Ela também abordou questões que dizem respeito à alfabetização a partir dos 6 anos, com crianças nessa idade já no primeiro ano do ensino fundamental. “Foi bom o encurtamento da infância? Foi proveitoso trabalhar com a criança de seis anos no primeiro ano? Foi positivo que os professores trabalhassem com a alfabetização sistemática, deixando o lúdico para quando sobra tempo?”, questionou.
O Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil é um espaço suprapartidário articulado por diversos órgãos, entidades e instituições abertas à sociedade civil e ao debate público e democrático, comprometido com a expansão e melhoria da educação infantil. O objetivo é promover discussões e a mobilização de políticas para a infância, visando à conjunção de esforços para promover a educação infantil comprometida com os direitos fundamentais da criança e com a consciência da importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.

O prefeito Paulo César Silva abriu o 82º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil. “A educação infantil é a base pela qual podemos formar cidadãos de bem, dispostos a ajudar o próximo e a fazer um mundo cada dia melhor, que começa hoje e recomeça sempre, quando profissionais como os que estão aqui resolvem se unir por um objetivo maior: melhorar a qualidade do ensino”, enfatizou.
O Fórum teve início em 1999 e hoje realiza encontros mensais itinerantes, pelos municípios do Sul de Minas. “Acolhemos profissionais interessados em um debate profícuo sobre a educação infantil. O caráter itinerante do fórum, a força que se constrói nesse congregar de pessoas e instituições vem atingindo o objetivo maior que é a criança, fundamentalmente hoje que o tema é alfabetização e letramento”, ressaltou a chefe da Seção de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ângela Cardoso de Ávila.
Participaram do encontro, professores dos municípios: Caldas, Ilicínea, Luminárias, Guaxupé, Lavras, Monte Sião, Pouso Alegre, Santana da Vargem, São Pedro da União, Três Pontas, Alfenas, Arceburgo, Boa Esperança, Campo do Meio e Nepomuceno. A palestra da professora Cláudia Maria Ribeiro, do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), abriu o fórum.