
O câncer é hoje um grande problema de saúde pública tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. As estatísticas mundiais mostram que a cada ano, milhões de novos casos são diagnosticados e a doença muda radicalmente a vida dos doente e de toda a sua família.
Guaxupé tem buscado minimizar o sofrimento dessas pessoas. Um grande e importante passo foi a implantação do ambulatório de oncologia na cidade. Outra maneira do poder público se fazer mais atuante durante a doença é criando dispositivos para a redução de tributos.
Na quarta-feira, 28 de setembro, na sede do Luz da Vida, importante ONG de apoio aos doentes do câncer em Guaxupé, o Prefeito Roberto Luciano apresentou ao Presidente da Câmara Municipal, Durvalino Gôngora de Jesus, o projeto de lei para isenção

de IPTU para os doentes de câncer.
Por determinação do prefeito, Secretaria de Assuntos Jurídicos e de Finanças realizaram um estudo de viabilidade para a implantação do projeto que ontem foi entregue para avaliação e voto dos vereadores.
Roberto Luciano destacou que nos momentos mais difíceis é preciso ter fé é esperança: “Eu sei que diante dessa doença somente Deus e os médicos podem ajudar muito, mas nós estamos fazendo a nossa parte também e hoje trago essa notícia como uma esperança a mais para vocês. O que a vida pede da gente é coragem. E com coragem e fé a gente vence as dificuldades.”
Ao receber o projeto de lei, Durvalino foi solidário e garantiu o apoio dos vereadores: “O dinheiro que tá deixando de entrar Deus vai repor porque é por uma boa causa.”

Cida Sandroni, uma histórica representante da causa dos doentes de câncer em Guaxupé e que desenvolve um sério trabalho à frente da Associação Luz da Vida se disse emocionada: “Parabéns! Isso é política pública e não temos muitas políticas públicas voltadas a quem sofre com o câncer. Essa atitude até me emociona porque não é um benefício passageiro. Entra para a história e beneficia todo mundo pra sempre.”
Carlos Henrique Basilis que sofre com a doença desde 2007 recebeu muito bem a notícia: “Achei muito bom. A casa que eu moro é da minha mãe que é aposentada. Eu recebo salário mínimo. Isso vai fazer muita diferença no orçamento da família. Os gastos influenciam no tratamento.”
Hermínia Souza Macedo Marins é esposa de

Luis Valdo Aparecido Marins que desde janeiro vem lutando contra a doença. Ela também destacou o impacto dessa lei na vida da família: “Nossa! Até já fomos atrás pra ver se existia isso aqui em Guaxupé e não tinha. É maravilhoso. Uma ajuda muito boa. A gente passa apertado. A gente tá vencendo, graças a Deus, mas não é fácil não.”
Este é um projeto social, de saúde, mas sobretudo de cidadania e humanidade. O dever do poder público é trabalhar em favor do povo e é a isso que se presta esse projeto de lei.
O Procurador do Município, Dr. Natal dos Reis Carvalho Júnior esclareceu as dúvidas e foi o portador de mais uma boa nova, a realização da Semana de Prevenção ao Câncer, projeto abraçado tanto pelo poder legislativo quanto executivo e que mais uma vez reforça a atenção que a doença vem merecendo no município.
A Secretária de Saúde, Luciana Terra, a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Luiza de Souza e o Secretário de Finanças, Paulo Stempniewski também estiveram presentes.
A tarde que já era de festa pelos aniversários do mês ganhou mais um excelente motivo para comemoração.