Em nova sede, ESF atende maior número de famílias em Botelhos

Publicado em 19/03/2016 - regiao - Da Redação

Em nova sede, ESF atende maior número de famílias em Botelhos

Desde o último mês a Estratégia de Saúde da Família – Botelhos I está funcionando no prédio que abrigava o Posto de Saúde Pedro di Perna – Unidade II, situado à Avenida Major Antônio Alberto Fernandes, 456.

Por conta da mudança da sede da ESF Botelhos I, foi necessária uma reorganização da área de abrangência desta unidade, sendo que permanece o atendimento aos moradores do bairro Jardim Eldorado e da Rua São Gonçalo, entre os números 873 e 1376, e serão atendidos também os moradores do Jardim Pitangueiras e da Rua Treze de Maio, entre os números 1050 e 1269.

Cabe informar que a ESF Botelhos I conta com uma equipe multiprofissional que atende uma população territorializada, inicialmente cadastrada pelos Agentes Comunitários de Saúde. Os profissionais desta equipe estabelecem vínculo não só com a pessoa que necessita de algum tratamento, mas também com a família desta e com a comunidade. O foco dos atendimentos é a promoção da saúde e a prevenção de doenças, o que proporciona uma assistência integral às famílias cadastradas.

É importante relatar que o atendimento médico da unidade será retomado no dia 28 de março, com atendimentos de uma profissional generalista. Quanto aos atendimentos de nutricionista, estes permanecem às terças-feiras. Também continuam em andamento os grupos de caminhadas, de pacientes com diabetes e de emagrecimento. Além disso, há disponibilização de atividades coletivas, de visitas informativas nas escolas, de atendimento individual multiprofissional e de atendimentos domiciliares.

Por fim, é de interesse de todos tomar conhecimento que seguindo determinação do Ministério da Saúde, por conta da necessidade de promover o combate ao mosquito Aedes Aegypti e a prevenção da dengue, do zika vírus e da chikungunya, os Agentes Comunitários suspenderam suas atividades normais entre os meses de janeiro e junho deste ano e estão trabalhando com visitas domiciliares na área de abrangência da unidade, realizando vistorias em residências e fornecendo orientações para o controle do mosquito.

FONTE:ASCOM