
No dia 09/10, foram empossados os membros efetivos e suplentes do Conselho Municipal do Idoso – CMI, da cidade de Cabo Verde. A solenidade aconteceu no salão nobre da Escola Estadual Prof. Pedro Saturnino de Magalhães, com a presença de autoridades, lideranças, conselheiros, além de membros da comunidade local e regional.
O Mestre de Cerimônias Celso Alberto Lourenço Filho (“Puka”) conduziu os trabalhos.A mesa das autoridades foi composta pelo prefeito Cláudio Augusto Siqueira (“Tatu”) e esposa Eliana, vereador José Osmar da Silva (“Osmar do BB”), Dr. Marco Antônio Villas Boas (representando a Academia Muzambinhense de Letras), Soldado PM Tadeu e Dr. Lamartine Figueiredo Filho (presidente do CMI).
Vale registrar ainda a presença dos grupos Viva a Vida (Cabo Verde) e Paz e Amor (Distrito de Serra dos Lemes), além de representantes do Grupo Alegria, de Poços de Caldas.
O Hino Nacional foi executado através da participações brilhantes de Jesuina Silveira Navarro (“Zininha”) ao piano e Elza da Silva (“Elza do Orlando”) na interpretação. Além de Puka, a solenidade contou com o empenho do Chefe do Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação Popular, Ademir Antônio Coutinho. Inicialmente, a palavra foi cedida ao Padre Henrique N. da Silva e Pastor João Dilzon. O Dr. Marco Antônio Villas Boas foi homenageado através de Dona Isolina e Puka através de Dona Iraci pelo grande apoio na estruturação do CMI. O prefeito Cláudio Tatu foi homenageado através de Dona Terezinha Alves.
No final da solenidade, o presidente Dr. Lamartine Figueiredo conduziu apresentações culturais como a poetisa Dona Alice (91 anos de idade), Dona Ivani (Serra dos Lemes), Dona Chiquinha (com a música “Estrada da Vida”), além de Dona Afonsina (presidente do Grupo Alegria).
VALORIZAÇÃO DO IDOSO
Dr. Lamartine Figueiredo Filho tem uma atuação marcante na área social de Cabo Verde, principalmente junto às pessoas idosas. Assim, entende que a implantação do CMI representa um passo a mais na valorização da pessoa idosa, colocando no seu lugar de destaque. Lembrou que existem leis que protegem o idoso, mas falta a prática e o exercício dessas leis. “O Conselho do Idoso é um passo a mais e pretendemos trabalhar muito em benefício dos idosos de Cabo Verde”, disse.
A liderança revelou que será um grande desafio colocar em prática as leis de proteção aos idosos, principalmente considerando a realidade de Cabo Verde. Segundo ele, o idoso é um pouco marginalizado e deixado de lado. Assim, muitos não reconhecem o valor dos idosos como pessoas que conservam os costumes tradicionais e do respeito. “É difícil introduzir o idoso na sociedade ou devolver a ele a vida social. É um grande desafio que estamos dispostos a enfrentar”, garantiu.
Dr. Lamartine preside os dois grupos de Melhor Idade de Cabo Verde, na cidade e Serra dos Lemes. Assim, considera a criação do CMI uma grande vitória para a classe dos idosos. Ele destacou o apoio incondicional do prefeito Cláudio Tatu e do chefe do Departamento Municipal de Assistência Social, Ademir Antônio Coutinho. Além disso, todos os membros da administração municipal estão sempre prontos para ajudar no desenvolvimento do trabalho.
PREFEITURA É PARCEIRA
O prefeito Cláudio Tatu dirigiu inúmeros elogios ao cidadão Dr. Lamartine Figueiredo Filho, que assumiu a presidência do CMI. “É uma pessoa boa, carismática, de um grande coração e que tem nos ajudado. Quem me dera ter mais dez Dr. Lamartine na cidade”, falou. Destacou o trabalho voluntário do cidadão no comando de dois grupos da melhor idade (cidade e Serra dos Lemes), sendo que está sendo montado um terceiro grupo, desta vez no distrito de São Bartolomeu de Minas. Segundo Cláudio Tatu, a comunidade caboverdense tem um carinho especial para com o filho “adotivo” Dr. Lamartine, já que o mesmo é muzambinhense de origem. Manifestou ainda que a presidência do CMI chegou para coroar o trabalho do Dr. Lamartine.
Cláudio Tatu explicou que o Conselho Municipal do Idoso faz parte da estrutura administrativa da prefeitura, estando diretamente subordinado ao Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação Popular. Desta forma, a administração municipal se coloca como “parceira” em todas as ações a serem tomadas.
QUALIDADE DE VIDA DA
COMUNIDADE IDOSA
O Chefe do Departamento Municipal de Assistência Social e Habitação Popular, Ademir Antônio Coutinho, afirmou que a criação do CMI é o resultado do trabalho desenvolvido nos últimos meses. Além disso, é um sonho realizado de organização dos grupos e melhor atendimento da comunidade idosa. Por fim, a ação irá facilitar o trabalho à frente do departamento de Assistência Social. Até porque já se deparou com situações que envolvem pessoas idosas que poderiam ter providências agilizadas se existisse o Conselho Municipal do Idoso. “É uma vitória e conquista com a qual sonhávamos há muito tempo”, disse.
Ademir acrescentou que também está ocorrendo a criação do Programa do Idoso e formação de grupos de idosos em bairros mais populosos como Coelhos e São Bartolomeu de Minas. Assim, proporcionando maior qualidade de vida para a comunidade.
A liderança também valorizou a pessoa do Dr. Lamartine Figueiredo Filho. “É o pilar principal da comunidade idosa de Cabo Verde. A sua dedicação é espetacular. É um grande parceiro”, disse.
DIRETORIA EMPOSSADA
- Presidente: Dr. Lamartine Figueiredo Filho;
- Vice-presidente: Alice de Abrão Siqueira;
- 1ª Secretária: Maria José da Silva Moraes;
- 2º Secretário: José Antônio Pereira;
- 1º Tesoureiro: Ademir Antônio Coutinho.