Encerrado com sucesso o 1º Simpósio de Meio Ambiente UNIFEG / AMOG

Publicado em 05/08/2014 - regiao - Da Redação

O professor Francisco Pinto da Fonseca (f) esteve entre os palestrantes do evento

Terminou na quinta-feira, 31 de julho, o 1º Simpósio de Meio Ambiente UNIFEG / AMOG, que foi composto por palestras e sediado na faculdade guaxupeana. Organizado pelo Centro de Educação Ambiental da referida escola de ensino superior, o evento teve como principal objetivo mobilizar as cidades do Sudoeste mineiro, no sentido de preservação dos recursos naturais e adequação às leis ambientais. Parceiras da causa em questão, as duas instituições promotoras têm por hábito promover ações sólidas, sempre em assuntos de interesse popular/comunitário.

O Simpósio ocorreu no salão nobre do Centro Universitário, onde especialistas de diferentes setores interagiram no sentido de debater o meio ambiente, tendo dado ênfase aos resíduos sólidos. “Falar sobre resíduo sólido no Brasil é discorrer sobre um grande problema! Para se ter uma ideia, podemos falar que mil e novecentos lixões, até o ano passado, ainda estavam a céu aberto no Brasil. Há, por outro lado, o fato de que hoje existe mais de um milhão de pessoas que trabalham com reciclagem. O ideal seria que estas pessoas tivessem renda suficiente e não precisassem buscar o reciclável. Aí, a reciclagem passaria a ser feita pelo próprio cidadão, em sua casa. Contudo, ainda há uma falta de cultura grande no Brasil, dentro das famílias. A verdade é que o prazo vence agora, e quase dois mil municípios apresentam problemas sérios com o lixo”, comentou, no dia da abertura, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o qual esteve presente em boa parte das discussões de terça-feira.

Dos palestrantes, o Simpósio destacou as explanações da professora mestra Ana Cristina de Souza Serrano Mascarenhas, especialista em legislação de resíduos sólidos e docente do curso de Direito do Unifeg; o engenheiro florestal da EMATER, Antônio Henrique Pereira; o diretor de assistência técnica para apoio à gestão e saneamento da SEDRU, Ronan Andrade Nogueira; o gerente de resíduos sólidos urbanos da FEAM, Francisco Pinto da Fonseca; o coordenador do curso de Ciências Biológicas do Unifeg, professor doutor Edvânio Rodrigues; a coordenadora do curso de Química Industrial do Centro Universitário, professora doutora Ana Paula Duarte Seleghim; o gerente de saneamento rural da Copasa, José Maurício Rezende; o professor mestre Cássio Murilo Monteiro, que é coordenador do Programa de Centro Ambiental do Unifeg; o professor mestre Aloísio Calsoni Bozzini, da área de Biologia/Unifeg.

Considerado extremamente proveitoso, o Simpósio foi abrilhantado, em sua maioria, por alunos do Unifeg (além de representantes de classes, ambientalistas e estudiosos, em geral): “As palestras foram muito válidas, pois principalmente para nós, estudantes, é fundamental saber como tratar o meio ambiente, preservá-lo e praticar ações que salvem o Planeta”, disse Vinícius Pereira Mello Ribeiro, do 6º período de Engenharia Civil, cujo comentário foi pactuado por suas colegas de sala, Priscila Amaral e Kêmily Oliveira Alves. – Também muito feliz com o desfecho do evento, a professora Ana Cláudia Pinto Corrêa, da Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisas e Extensão do Unifeg, ressaltou: “No semestre passado, criamos o Centro de Educação Ambiental, que está ligado à Coordenação de Pós. Então, o professor Cássio Murilo, que está à frente deste Centro, propôs esta parceria com a Amog, a qual trouxe importantes palestrantes de Belo Horizonte e, nós, do Unifeg, contribuímos com nossos docentes”, explicou ela.

 

 

 

Fonte: ASCOM / Carlos Alberto da Silva Junior