
Um evento promovido pela Cooparaiso reuniu 700 mulheres cooperativistas em Bom Jesus da Penha. O encontro foi realizado no último sábado, 15 de maio, e teve o objetivo de inserir a mulher rural no dia-a-dia da cooperativa, levando até elas informações relevantes quanto a política agrícola e serviços oferecidos pela empresa, além de palestras sobre qualidade de vida e bem estar social. Participaram mulheres da cidade anfitriã e ainda moradoras de Nova Rezende, Jacuí, Passos e Juruaia.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Cooparaiso, deputado federal Carlos Melles, que levou até as cooperativistas uma mensagem positiva quanto aos 50 anos de fundação da empresa. “Eu sou um conservador. Eu valorizo o tempo, a amizade e as pessoas. A cooperativa nestes 50 anos tem por principio proporcionar uma vida melhor para as comunidades onde está inserida. Por exemplo, a construção desse núcleo na cidade. Foi a prova de que acreditamos neste povo, nesta região”, garantiu o presidente.
A secretária de educação de Bom Jesus da Penha, Eunice Evangelista Silva Pires participou do encontro e, como garantiu, esse foi um momento precioso, onde as mulheres tiveram a oportunidade de estarem juntas trocando experiências e aumentando o conhecimento geral. “A mulher é a grande mobilizadora da sociedade. Seja dentro do lar, no trabalho ou na roça, é ela que organiza a vida de todos. Por isso, quanto mais conhecimento tiver, melhor será a tomada de decisão”, enfatiza.
Aos 72 anos a produtora de café Manoela Marques conta que sempre viveu do café e que sua satisfação continua sendo a lavoura. Para essa senhora que tanto batalhou na vida o encontro serve para rever as amigas e conhecer um pouco mais da Cooparaiso. “Sempre vivi do café. Na roça não tem outra atividade. Já ensinei aos meus netos que temos que ter amor nesse produto, pois tudo o que temos, foi o café que nos deu”, fala.
Outras atividades 
As mulheres também assistiram a palestras sobre melhor aproveitamento dos alimentos e cuidados caseiros com a beleza e saúde. O deputado estadual Antonio Carlos Arantes falou a elas sobre o código florestal brasileiro em uma palestra bem dinâmica. Por fim, os alunos da rede municipal de ensino apresentaram redações e desenhos sobre a Cooperativa.
Esse foi o quarto encontro de mulheres cooperativistas realizado em Bom Jesus da Penha e, a cada evento, aumenta o número de participantes.
Susana de Paula Souza
Comunicação Cooparaiso