Publicado em 05/02/2015 - regiao - Da Redação
Na semana passada a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo encerrou a retirada de todos os enfeites natalinos que estavam por diversos pontos em Guaxupé. Os objetos embalados e muito bem guardados receberam um tratamento especial para garantir sua utilização no Natal de Luz deste ano.
De acordo com Marcos Buled, secretário de Cultura, os materiais estão guardados em 02 galpões da própria Prefeitura e foram necessários mais de 15 dias para tudo ser retirado dos pontos: “As peças, enfim, todos os enfeites são grandes, o que exige muito cuidado tanto no transporte para montagem quanto na sua desmontagem. Por isso levou-se um certo tempo para que pudéssemos retirá-los dos vários locais que estavam pela cidade. A quantidade de objetos é grande, sendo necessário 02 galpões para armazenamento”, explicou.
Ainda segundo Buled, o material não é alugado, como muitas pessoas pensam. Eles foram adquiridos pela Prefeitura, parte em 2013 e outra em 2014: “É inviável o aluguel. Daí decidimos comprar com recursos da própria Secretaria de Cultura todos o enfeites. Agora, como bem público, é preciso que estejam bem armazenados para não danificarem e estarem em perfeitas condições para o natal deste ano”, disse o secretário.
“Tirando a fiação que foi furtada no início de dezembro quando da sua colocação na Av. Dona Floriana, conseguimos guardar todo o restante e quase na sua totalidade. As luzes estão todas guardadas também e em sacos plásticos para que a partir de outubro comecemos a testá-las para verificar quais serão possíveis de serem reutilizadas. No ano de 2014 conseguimos reutilizar 60% dos pisca pisca de 2013. É um trabalho demorado pois temos que testar fio por fio”, falou o secretário.
A partir de junho, pós aniversário de Guaxupé, a equipe da Secretaria de Cultura inicia os estudos e o projeto para o Natal de Luz 2015.
FONTE: ASCOM