
O Núcleo Técnico da Empresa de Pesquisa de Minas Gerais (Epamig) apresentou na quarta-feira (10), às 14h, em seu centro em Caldas, um novo espumante brasileiro de alta qualidade, originalmente produzido no sul de Minas. A bebida é a primeira a, dessa característica, a utilizar totalmente misturas de uvas cultivadas em solo mineiro.
Enóloga vinda do sul do país, Marite Dal’Osto, há três anos na Epamig, se debruçou junto com técnicos do órgão em um projeto de vinicultura especial iniciado em 2005 e por longos períodos testou combinações que resultaram neste final de ano num tipo de espumante harmonioso e de alta qualidade, que utiliza exclusivamente uvas produzidas na própria região.
O espumante apresentado pertence à primeira safra de um terreno localizado em Andradas, de propriedade da família Mosconi. Marite, o gerente do núcleo, César Augusto Fabrínio, e o pesquisador Murillo Regina, todos do corpo técnico da Epamig, detalham o processo e confirmam durante a degustação os predicados da nova bebida. Segundo eles, os resultados obtidos foram ótimos e as características e comparações podem ser feitas com outras bebidas similares de bom nível produzidas no Brasil e exterior.
Luiz Mosconi, que administra as terras da família em Andradas, diz que as dificuldades foram muitas até chegar a uma bebida harmoniosa e de qualidade, mas o resultado foi compensador.
Segundo ele, o suporte técnico da Epamig durante todos os anos de testes foi fundamental no processo e resgatou conhecimentos importantes, que podem servir de estímulo futuro a outros produtores rurais para futuras alternativas de também produzir espumantes de qualidade genuinamente do sul de Minas.
