Unidade já atende moradores do Rosário e região
A Prefeitura de Carmo do Rio Claro inaugurou por meio do Departamento de Saúde mais uma unidade ESF (Estratégia Saúde da Família). O ESF Rosário é a equipe mais antiga da cidade, funcionava desde 2000 no antigo endereço da Rua Paulo VI.
Em julho de 2011, mudou-se para a rua Irmãs da Providencia onde foi inaugurado na noite do dia 04 de novembro, dentro das festividades do aniversário da cidade.
Atualmente a unidade assiste a 2.800 habitantes, dos bairros Jacuba, Rosário, Porto e parte do Centro.
A unidade ESF é composta por 01 médico, 01 enfermeira, 01 Aux. de enfermagem, 05 Agente Comunitários de Saúde, 01 psicológo, 01 Nutricionista, 01 Aux. de Serviços Gerias.

Os procedimentos são realizados na unidade e no domicílio, por todos os funcionários. Atende das 7hs às 11hs e das 12hs até às 16hs, exceto na quarta-feira onde é dia de atendimento a saúde do traballhador, cujo o horário passa a ser das 7hs às 11hs e das 12hs até as 20hs.
HOMENAGEADOO homenageado “Jayme Silva”, um dos precursores da saúde no município que atuou como farmacêutico prático em Carmo por mais de 30 anos (1.926 até 1.960).
Como Carmo ainda sofria algumas carências, principalmente na saúde, Jayme ajudou médicos nas suas atividades e atendeu pessoas em sua casa até mesmo de madrugada.

Também exerceu outras atividades paralelas na sociedade: foi secretario da Prefeitura na gestão de Pedro Augusto Correa, integrou a diretoria do Grêmio Esportivo carmelitano (GEC) e foi Juiz de Paz na gestão do prefeito Geraldo Andrade Vilela.
Jayme nasceu em Careaçu (MG) em 1.905. Sua vida farmacêutica começou aos 11 anos de idade na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG). Aos 15 anos foi para Varginha onde trabalhou por 2 anos em uma farmácia.
Recebeu um convite para largar o antigo empreso e se mudar para Carmo do Rio Claro. Sua chegada em Carmo, aconteceu em 1.926, quando largou o antigo emprego à convite de um médico local para trabalhar numa farmácia no Carmo.
Em 1929, casou-se com Carlota Pereira da

Silva, filha do Capitão Tito Carlos Pereira e iniciou um Curso de Adaptação em Farmácia pela Escola de Farmácia e Odontologia de Pouso Alegre.
Devido a uma lei federal que impedia que médicos tivessem farmácias, comprou o estabelecimento de seu patrão.
Em 1.931 teve seu primeiro ajudante de farmácia: Casimiro Bueno, o “Miro” que viria a ser um dos grandes farmacêuticos práticos da cidade.
Teve 14 filhos: Cecília Jacob, Humberto Silva, Cinira, Carlos Jayme, José Xavier, Maria Noelí, Anete, Denise, Edgar, Ciro, Mirian, Ester e Tito.
Atuou como farmacêutico prático em Carmo de 1.926 até 1.960, quando mudou-se para Taubaté (SP). Lá comprou a Farmácia Central Castro Napolis, uma das antigas do Brasil fundada em 1.880.

Retornou ao Carmo em 1.976 para viver como cidadão comum até seu falecimento aos 97 anos de idade.
Em suas palavras, Edgar Pereira da Silva, filho do homenageado, lembrou de fatos que marcaram a vida de seu pai, “meu pai era um amante da nossa cidade e sem dúvida está muito feliz com essa homenagem onde quer que ele esteja nesse momento”, disse.