Estradas rurais em Guaxupé recebem manutenção permanente

Publicado em 27/03/2014 - regiao - Da Redação

As melhorias das estradas rurais em Guaxupé estão sendo desenvolvidas permanentemente conforme cronograma da Secretaria Municipal de Obras. A principal preocupação do Governo Municipal é garantir estradas em boas condições de tráfego, facilitando a acessibilidade dos moradores e o escoamento da produção agrícola.

O serviço antes prestado somente em determinados períodos do ano, agora está de forma constante. Os trabalhos de recuperação e manutenção são feitos pela Prefeitura e vão desde uma simples conservação das vias até construção de pontes.

“Guaxupé possui uma extensa área rural com inúmeras estradas. É praticamente impossível trabalhar somente em determinadas épocas do ano. Montamos um cronograma e estamos conseguindo atender todo município, embora alguns locais há uma demanda maior de serviços”, explicou Odair da Siva, chefe de seção de Estradas e Rodagens da Secretaria de Obras.

“Eu posso dizer que ter a estrada dessa forma era um sonho que a gente sempre teve. Muito antes, a gente tinha que mudar pra cidade se queria estudar, era muito difícil. E hoje, tem uma estrada muito bem cuidada, teve pessoas que até voltaram a morar aqui de novo”, disse o sitiante, Gilmar Ramos.

Já Aparecido Marcelino lembrou o quanto era difícil trafegar na estrada para chegar à cidade:  “Ficou muito bom, antes não tínhamos acesso a estrada, isso dificultava muita coisa. Se tivesse uma melhoria dessa por ano, estava ótimo pra nós. Ficou de encher os olhos”.

De acordo com Jarbinhas, o Governo, diante da constante manutenção das vias rurais, tem conseguido proporcionar comodidade e segurança aos moradores: “As estradas vicinais possuem extrema importância econômica, além de social  ambiental. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maior consumo de combustível. Com as manutenções em dia destas estradas, até mesmo os alunos tem mais conforto, pois utilizam diariamente  o transporte e em boas condições, facilita o deslocamento de inúmeras famílias ao centro da cidade”, disse o prefeito.

O acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através destas estradas: “Assim como os alunos que estudam na cidade, muitas pessoas também vem constantemente para fazer suas compras no comércio, passar por uma consulta médica, exames, enfim, se não houver um trabalho em que as estradas rurais sejam conservadas durante todo o ano, o deslocamento dessa população até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado”, concluiu o prefeito.


Fonte: ASCOM