Estudante de Paraíso fica entre as vencedoras de concurso nacional de redação

Publicado em 13/12/2010 - regiao - Assessoria de Comunicação

Na última semana, a estudante da 7ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Napoleão Volpe, Giulia Ricardo Vilela, teve seu nome divulgado entre as vencedoras da etapa nacional do concurso de redação promovido pelo Inpev - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias. O tema da redação proposto pelo Inpev foi “O que o agricultor deve fazer com as embalagens usadas no campo?” e a estudante participou com uma fábula sobre uma família que vivia em harmonia com a natureza.
O projeto “Dia do Campo Limpo”, desenvolvido em parceria com a Cooparaiso e a Emater, através da central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos - APACASS, promove a conscientização do homem do campo para que ele entenda e realize o processo de devolução das embalagens vazias de produtos utilizados nas lavouras. Em parceria com a rede municipal de ensino, crianças, principalmente de escolas rurais, também recebem orientações e desenvolvem atividades nas escolas sobre como preservar o meio ambiente. Para ampliar este processo de aprendizagem, o Inpev, que gerencias as centrais de recebimento como a APACASS, em parceria com a Editora Horizonte, desenvolveu o projeto “Ciclo de Vida das Embalagens”. Através dele, as escolas receberam um material complementar de ensino sobre utilização das embalagens de agrotóxicos no campo, e os alunos participaram de um concurso de redação e desenho onde expuseram o que entendem por educação ambiental.
Na fase regional, foram 254 textos inscritos no concurso e Giulia ficou em primeiro lugar tendo sua redação enviada para o Inpev para concorrer com estudantes de todo o país. Na etapa final, ela esteve entre os 3 premiados, dentre os 60 trabalhos enviados por centrais de 18 estados. A estudante conta que ficou feliz com o resultado e que esta foi uma maneira de demonstrar sua gratidão por tudo que aprendeu até hoje na escola. “Esta foi uma forma de eu agradecer os professores por tudo o que eles me ensinaram. E é muito bom saber sobre isso porque também passamos para os nossos pais o que aprendemos na escola e que eles ainda não sabem. Ter ficado em primeiro lugar regional já foi bom, mas estar entre os vencedores da etapa nacional foi ótimo”, diz Giulia.
Para a professora de língua portuguesa e redação da escola, Marília Neves, esta oportunidade favorece o aprendizado e estimula a criatividade da criança. “Acredito que o aluno, tendo possibilidade de conhecer a central de recebimento de embalagens vazias, ele automaticamente vai passar para os pais como utilizar devidamente o agrotóxico nas plantações e, através das produções de texto eles conseguem confirmar o que aprendem”, comenta a professora. Marília conta ainda que a familiaridade com o tema favoreceu não apenas na hora de escrever a redação, mas também no desenvolvimento crítico das crianças, que lidam com esta realidade no meio em que vivem.  “Esta proposta foi valiosa para toda a escola pois o tema veio muito a calhar. Hoje, nós estamos preocupados com o meio ambiente, com a destinação correta destas embalagens vazias de agrotóxicos, e, por nós estarmos no meio rural, isso incentivou os alunos”, ressalta a professora.

Premiação
Como prêmio aos vencedores, o Inpev irá fornecer 1 câmera fotográfica digital aos 3 estudantes melhor colocados, 1 netbook aos professores responsáveis pela redação e as Escolas ganham 1 equipamento de som portátil. Os demais finalistas do concurso receberam do Instituto menção honrosa pela participação. A professora Marília diz que “o prêmio vem auxiliar na metodologia utilizada na escola, que é diferenciada. Esta vitória é um mérito de toda a equipe do Napoleão Volpe”.
A gerente da APACASS, Renata Lise, relata que esta premiação e, sobreturo, a boa colocação da estudante refletem os resultados positivos da parceria entre APACASS - com Cooparaiso e Emater – e Secretaria Municipal de Educação  que vem sendo desenvolvido na cidade e região. “Já há 5 anos participamos com o “Dia do campo limpo” nas escolas, e estas produções são um respaldo do nosso trabalho com as crianças da comunidade. É muito gratificante nós podermos acompanhar o crescimento deste projeto”, comenta a gerente da central de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.