Estudantes ocupam reitoria da Unifal e exigem auxilio moradia

Publicado em 26/07/2013 - regiao - Da Redação

Um grupo de estudantes invadiu e ocupou o andar onde fica a reitoria da Unifal. A ocupação aconteceu na noite da quarta-feira, dia 24. Ao todo, 80 alunos dormiram nas dependências da Unifal. Eles levaram colchão, cobertores e até uma barraca foi montada dentro do prédio.

A ocupação começou por volta das 18h e foi pacífica. Os estudantes fizeram uma confraternização no local. Tocaram violão e ainda assistiram a vitória do Clube Atlético Mineiro sobre o Olímpia, do Paraguai, valendo o título da Taça Libertadores da América.

Segundo os manifestantes, o motivo da ocupação é reivindicar auxilio moradia e outros benefícios. Eles afirmam que a Unifal “possui orçamento para isso”, mas não estaria sendo usado em prol dos estudantes. Os alunos afirmam que só vão deixar o prédio quando as reivindicações forem atendidas.

De acordo com os estudantes, a maneira como os programas de assistência são oferecidos é ineficaz e não atende a todos os alunos que dependem deles. Isso estaria fazendo com que muitos estudantes deixem a universidade por não conseguiram bancar gastos com alimentação e moradia.

Segundo o pró-reitor da Unifal, Tomas Dias Santana, houve uma reunião na manhã da quinta-feira, dia 25, entre representantes da Unifal e alunos para discutir o plano de assistência estudantil. De acordo com o pró-reitor, os pontos serão analisados por uma comissão de universitários e uma nova reunião está marcada para acontecer.

Fonte: Minas Acontece