Publicado em 21/05/2017 - regiao - Da Redação
Na última semana, o prefeito Hermes de Souza Silva (PSB) esteve na capital Belo Horizonte buscando efetivas melhorias na área de segurança pública do município de Alterosa. Principalmente, visando o aumento do efetivo policial. Ao contrário do que ocorreu há pouco dias em outras cidades que receberam novos policiais, Alterosa carece de maior efetivo para atuação na sede do município e também no Distrito do Divino Espírito Santo (“Cavacos”).
Falando à nossa reportagem o prefeito Hermes relatou que foi recebido pelo Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais. Assim, cobrou uma ação que favoreça o município com o aumento do efetivo policial. Contatos também já foram mantidos junto à PM em Alfenas e Poços de Caldas, com cobrança no mesmo sentido. Até porque a população aumenta e as dificuldades são grandes. Em Poços de Caldas, ouviu o compromisso do Coronel Frederico de destinar novos policiais para Alterosa, o que não aconteceu até o momento.
O prefeito reclama que Alterosa tem 08 policiais e 15 mil habitantes, nenhum policial civil e nem delegado. Vale lembrar que o Distrito de Cavacos, que necessita de maiores condições de segurança. Enquanto isso, a vizinha Areado tem a mesma população e 16 policiais e 05 policiais civis. O prefeito ainda comparou com Fama (3 mil habitantes e 08 policiais) e Serrania (7 mil habitantes e 8 policiais).
Hermes relatou que o Comando da PM em Belo Horizonte firmou o compromisso de ajudar o município de Alterosa. O prefeito ressaltou que a cidade precisa de maior segurança, pois inclusive está recebendo uma nova empresa que será instalada às margens da rodovia. Na última semana, segundo o chefe do Executivo, o deputado estadual Emidinho Madeira conversou com o Coronel Frederico (Poços de Caldas), que cogitou a abertura de um Quartel Subdestacamento PM no Distrito de Cavacos e destinar mais um efetivo para a cidade de Alterosa.
No Distrito de Cavacos, a agência do Sicoob já foi assaltada, como também um funcionário transportando valores entre a cidade e a localidade. No ano passado, assaltantes fizeram um “arrastão”, roubando um supermercado, posto de combustível e outro estabelecimento comercial. Esta situação mostra que os criminosos tem conhecimento da dificuldade de deslocamento dos policiais a partir de Alterosa.
Por fim, vale ressaltar que o próprio Ministério Público, através do Promotor Dr. Vanderson, se comprometeu a ajudar na busca de melhorias. Até porque Alterosa possui três agências bancárias, casa lotérica, agência dos Correios. O Promotor, inclusive, já solicitou um relatório detalhado, que foi encaminhado com todas as características de território, população, instituições financeiras e outras informações. Assim, o MP estará cobrando junto ao Comando Geral da PM o reforço no policiamento em Alterosa e Cavacos.
FESTA DO PEÃO
Recentemente, a administração municipal promoveu uma grande Festa do Peão no Distrito de Cavacos, de forma gratuita. Anteriormente, a prefeitura repassava R$ 50 mil e os organizadores cediam apenas um dia da portaria. Desta vez, o público teve livre acesso durante todos os três dias do evento. O prefeito confessou satisfação pelo sucesso do evento.
RECUPERAÇÃO
Uma forte chuva danificou uma ponte e parte de estrada no município (Umuarama). Porém, a administração municipal vem atuando para a recuperação e em breve o trânsito será liberado. O prefeito anunciou também será feita a recuperação de área no Jardim Silveira, sendo que projeto já foi elaborado. Por fim, já foram reconstruídas pontes nos bairros Cambuí e Venda Preta. Ao mesmo tempo, o trabalho de recuperação das estradas rurais está tendo continuidade, setor que está sob o comando do vice-prefeito Abimael. Esta ação está recebendo muitos elogios por parte dos moradores da zona rural. Também já foram feitos mais de 200 terreiros de café, atendendo a necessidade dos produtores diante do período de colheita.