Publicado em 20/05/2018 - regiao - Da Redação
A administração municipal de Areado, através do prefeito Pedro Francisco da Silva (PR), conquistou vários veículos para a área de saúde. Porém, enfrenta uma situação inusitada com a falta de motoristas. Segundo o prefeito, a contratação de novos motoristas não é possível devido ao limite legal prudencial com a folha de pagamento dos servidores.
Atualmente, são cinco veículos 0 km parados na garagem da prefeitura. Mas o prefeito já anuncia a conquista de outros cinco veículos, somando então dez veículos parados. Ele falou das necessidades da área de saúde, mesmo que alguns veículos estejam atendendo a demanda atual no setor. Com a impossibilidade de algum veículo em uso, o motorista é autorizado a utilizar o veículo novo. Para a contratação de motoristas, somente através de concurso público. Mesmo assim, é preciso baixar o limite prudencial da folha de pagamento dos servidores.
Pedrinho relatou que o município de Areado tem cerca de R$ 2 milhões para receber do governo estadual devido ao atraso nos repasses constitucionais como FPM, ICMS e IPVA. Somente na área de saúde, o recurso em atraso soma quase R$ 1 milhão. “É muito dinheiro para uma prefeitura pobre e pequena igual a nossa”, desabafou. Informou que na quarta-feira, 16/05, estaria junto ao governador pedindo um pouco mais de clemência aos municípios pequenos de Minas Gerais. No encontro em Três Pontas, estaria interferindo em favor de todos os municípios. “Ele não está cumprindo com aquilo que os municípios necessitam”, falou.
CIMOG COM DIFICULDADE
O prefeito areadense ainda revelou que observa dificuldade na implementação do Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (CIMOG). Para ele, acabaram as funções atuais da AMOG (Associação dos Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana), ficando no passado. Com isso, a associação teria outra finalidade que seria justamente a integração em busca de situações que possam beneficiar os municípios de uma forma geral. Por fim, prevê dificuldade de aprovação do CIMOG nas Câmaras Municipais.