Publicado em 12/12/2015 - regiao - Da Redação
No início do atual mandato, a Folha noticiou um fato interessante na política de Juruaia, pouco e nada comum em outros municípios. Dois irmãos, ambos cabeleireiros, foram eleitos vereadores na mesma legislatura. Porém, atuando em grupos políticos contrários. Depois de três anos, a reportagem reuniu os irmãos para uma ampla entrevista. O mais importante é que, apesar das divergências políticas, prevalece o laço familiar entre Toniel Alves da Trindade e Esmael Alves da Trindade.
LAÇOS DE FAMÍLIA - A família é formada por 11 irmãos (8 homens e 3 mulheres), todos seguindo as atividades profissionais do pai (cabeleireiro, pedreiro e produtor rural), falecido há apenas seis meses. Esmael (há 25 anos), Toniel (há 20 anos) e Oziel (há 12 anos) são cabeleireiros.
A vocação familiar para a política pode ser comprovada através do avô João Balbino da Trindade, que foi vereador por 05 mandatos, totalizando 24 anos e ocupando a presidência da Câmara em duas oportunidades. A história política do avô é considerada um grande exemplo para os irmãos vereadores, quando atuava como voluntário. Isto porque os vereadores da época eram eleitos através do voto, mas não recebiam salários.
LADOS CONTRÁRIOS - Toniel ocupa o quarto mandato consecutivo sendo eleito no último pleito com 392 votos e Esmael estreou como vereador no atual mandato tendo conquistado 311 votos. A atuação em grupos contrários é considerado um fato normal e que faz parte da política. “O mais bonito na política é entender as diferenças e respeitar a opinião de cada um”, disse Esmael. O objetivo dos irmãos é trabalhar fazendo o melhor possível para o bem da comunidade e não decepcionar a população.
Esmael atua no grupo de situação, sendo um fervoroso defender do Executivo na Câmara. Para ele, a reeleição do prefeito Alvinho “fez bem para Juruaia”, pois foram feitos muitos investimentos nos últimos sete anos de governo municipal. Já o oposicionista Toniel contou que segue a linha política de seu avô, sendo que em determinado momento chegou a votar no grupo adversário. Depois, a partir do ano 2000 na primeira eleição para vereador, passou a integrar o atual grupo político.
Na votação dos projetos, Toniel salienta que se considera um vereador de Juruaia e não de situação ou oposição. Mesmo fazendo parte de uma sigla partidária, observa a responsabilidade de dar sua contribuição para com o município, visando sempre o interesse coletivo. O situacionista Esmael argumentou que todo projeto encaminhado pelo prefeito visa o bem da população.
GRANDE CRESCIMENTO - “Juruaia é um grande celeiro de pessoas empreendedoras”. Toniel acredita que esta frase da empresária Lúcia Iório fala tudo sobre a cidade de Juruaia. Ou seja, é formada por pessoas que dedicam a vida de trabalho no segmento da lingerie, que hoje é o carro chefe da economia local. Portanto, colocando Juruaia em destaque na região, devido ao crescimento e melhoria na qualidade de vida da população. Neste contexto, acredita que os agentes políticos de uma forma geral tem dado a contribuição necessária para esta situação privilegiada.
Esmael declarou que o reconhecimento da lingerie de Juruaia no Brasil e exterior é um grande orgulho. Considera uma cidade de “oportunidades”. Mesmo que a crise econômica nacional tenha reflexos no município, entende que não há do que reclamar. Além de não ter desemprego, também acaba empregando cerca de 400 trabalhadores oriundos de outras cidades da região.
SITUAÇÃO DO HOSPITAL - Neste ano, Executivo e diretoria do hospital viveram impasse quanto à manutenção do pronto socorro. O atendimento chegou a ser transferido para um prédio da municipalidade, mas a formação de uma diretoria mista do hospital possibilitou o seu retorno para a entidade. Os irmãos vereadores reconheceram as dificuldades enfrentadas, mas destacam que o impasse foi superado e o atendimento está tendo a continuidade necessária. Toniel foi direto ao dizer que “vida não tem preço”. Para ele, houve falha dos dois lados, acreditando que a parceria entre hospital e prefeitura é fundamental para a sobrevivência da entidade.
PEDRAS POR ASFALTO - A obra de retirada de paralelepípedos e implantação do asfalto na avenida central da cidade também dividiu as opiniões. Toniel destaca a necessidade de valorização do passado e sua história. Porém, reconhece as péssimas condições das pedras, com enormes transtornos. Acredita, inclusive, que a recuperação seria praticamente impossível. Portanto, observa com bons olhos a implantação do asfalto. “O modelo de crescimento de Juruaia depende destas transformações”, disse.
Esmael deu maior amplitude ao assunto, comentando a colocação do asfalto e também a obra de remodelação da Praça Prefeito Benjamim Antônio. Acredita que as críticas foram poucas e os benefícios são grandes sob diversos aspectos.
TRANSPARÊNCIA OU NÃO - Toniel reclamou da negativa do Executivo na prestação de informações solicitadas. Lembrou que, principalmente no início do mandato, o vereador Jaime Prado (PSC) teve vários requerimentos rejeitados que pediam informações sobre ações da administração municipal. Esta situação é amenizada neste momento. Para ele, o Executivo deve fornecer todas as informações necessárias ou cópias de documentos das licitações. Mas os vereadores não tem acesso aos balancetes mensais, sendo que o Portal da Transparência é recente no município.
Por outro lado, Esmael lembrou que o ex-vereador Rodrigo (atual vice-prefeito) também solicitou informações e o ex-prefeito Dr. Rubens acionou a Justiça para ficar desobrigado de atender o requerimento. Salienta que hoje existe o Portal da Transparência, possibilitando que todos tenham acesso às informações.
BALANÇO DA VEREÂNCIA - Para Toniel, os vereadores de Juruaia não tem o perfil de legisladores, deixando muito a desejar no exercício da função. “Não estou contente, nem comigo e nem com os demais. A nota seria quase que zero”, disse. Porém, no sentido de trabalho por conquista, acredita que a atuação tem sido importante. Recentemente, através do deputado federal e Secretário Odair Cunha (PT), seu grupo político conseguiu mais de meio milhão de reais para a reforma da E.E. Eduardo Senedese.
Esmael justificou que não apresenta indicação nas reuniões porque tem acesso direto ao prefeito e secretários da administração municipal. Quanto à atuação geral, acredita que precisa melhorar bastante, reconhecendo as críticas e cobranças. “Sou um vereador atuante”, garantiu.
ELEIÇÕES 2016 - Questionado sobre a busca pela reeleição para o cargo de vereador, Toniel justificou que toma uma decisão definitiva num momento bem próximo às eleições. Mas cogita a candidatura, apesar de algumas resistências familiares. “É mais fácil entrar na política do que sair”, disse. Confirmou ainda que o grupo de oposição terá candidato a prefeito.
Esmael, por sua vez, confirmou que pretende buscar a reeleição a uma cadeira do Legislativo. Entende que vem desenvolvendo o seu trabalho, apesar de todas as dificuldades. Da mesma forma, seu grupo político continua fortalecido e tem nomes para a disputa eleitoral visando o Executivo.