
O prefeito Paulo César Silva abriu oficialmente a
6ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, em solenidade realizada no sábado (30), no Espaço Cultural da Urca. A feira e o Festival Literário vão até o próximo dia 8 de maio, com estandes e palestras.
“É uma imensa honra poder participar da abertura desta festa das letras, que aproxima democraticamente o escritor do leitor, o livro dos olhos ávidos de conhecimento do público e a linguagem escrita das mentes curiosas por descobrir os mistérios deste código mágico”, ressaltou o prefeito Paulo César Silva.
De acordo com levantamento feito pela organização do evento, somente no primeiro dia da feira, aproximadamente 5 mil pessoas passaram pela Urca. A primeira palestra máster foi realizada também no sábado, com Frei Betto, que lotou o Teatro Benigno Gaiga. “Temos certeza que esta edição da Feira e Flipoços vão superar as expectativas de visitantes”, destaca Gisele Ferreira, da GSC Eventos Especiais, realizadora do evento.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo com entrevista da patronesse do evento neste ano, a escritora infantil Tatiana Belinky, que também foi homenageada pelo prefeito Paulo César Silva. “A russo-brasileiríssima Tatiana Belinky foi a responsável pela adaptação da primeira versão para TV do memorável Sítio do Picapau Amarelo, que encanta crianças até hoje, com o mesmo frescor e vigor de sempre”, lembrou. O escritor sulfuroso Décio Alves de Moraes também foi homenageado.

O presidente da Câmara Mineira do Livro, Zulmar Wernke, falou da importância do evento. “De uma forma especial, eu quero destacar a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, que é parceira na realização e coloca em seu calendário um evento cultural de grande monta, proporcionando a seus munícipes e região, aproximação com o universo editorial nacional e internacional. Nesse ponto, a Prefeitura de Poços de Caldas é exemplo para todo o interior de Minas”, ressaltou.
O município, por meio da DME Distribuição, é patrocinador ouro do evento. Além disso, a Secretaria de Educação propicia o acesso dos alunos da rede municipal de Ensino à feira, oferecendo atividades específicas e transporte até o local do evento.
A 6ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2011 tem entrada franca, com parceria da Prefeitura de Poços de Caldas e patrocínio do DME Distribuição, Petrobras, Gasmig, Refrescos Ipiranga e Grupo Energia. Mais informações podem ser obtidas no site do evento (www.feiradolivropocosdecaldas.com.br).