Publicado em 14/05/2017 - regiao - Da Redação
A 20ª FELINJU – Feira de Lingerie de Juruaia, entre os dias 29 de abril de 01 de maio, correspondeu às expectativas em 2017. Dados da ACIJU - Associação Comercial e Industrial de Juruaia, apontam para um número recorde de público em torno de 22 mil pessoas, negócios que chegaram a R$ 18 milhões e mais de 40 empresas envolvidas.
A presidente Tânia Mara Rezende revelou que a realização da feira é planejada com dez meses de antecedência. “A Felinju se tornou, com certeza, o maior evento de moda íntima do Brasil”, garantiu a dirigente. Durante os dias da Felinju, a cidade de Juruaia esteve lotadas de visitantes. No centro de evento, o grande número de pessoas exigiu fila e cadastramento para visitação.
Tânia também confirmou o valor de negócios em torno de R$ 18 milhões, considerando as empresas patrocinadoras e expositoras durante o evento. Como diferencial neste ano, todos os pedidos foram feitos em talões únicos da ACIJU. Com isso, sendo possível avaliar os números reais da feira. 0 volume foi verificado com surpresa, pois era esperado um aumento em torno de 15%, sendo que na realidade foi de aproximadamente 20%.
REFLEXOS NO ANO
A dirigente confirmou que a Felinju gera negócios durante todo o ano. Assim, as empresas observam a feira exatamente como a oportunidade para aumentar o número de clientes, que acabam comprando nos demais meses do ano. Estes ficam conhecendo Juruaia através da forte divulgação da feira. Vale lembrar que o Festlingerie é o próximo evento que acontece em Juruaia no mês de setembro. A expectativa é fazer uma grande rodada de negócios que apresentou bons resultados na Felinju.
PODER PÚBLICO
A presidente da ACIJU confirmou que o atual Executivo Municipal apoiou a realização da Felinju 2017 com o mesmo volume de recursos dos anos anteriores. Já o governo do Estado manteve o apoio, através da Codemig, mesmo que em volume menor. Este apoio do poder público, municipal e estadual, é considerado primordial. Na atual gestão da ACIJU também foi possível conseguir o efetivo apoio de entidades, que antes apoiavam institucionalmente. Desta vez, foi alcançado um aumento considerável dos valores junto ao SEBRAE, FIEMG e outras entidades empresariais.
FEIRA PROFISSIONAL
Tânia revelou que 95% das confecções são lideradas por mulheres em Juruaia, logicamente com o apoio dos homens. Ainda ressaltou que a Feira de Lingerie se tornou profissional, que hoje não perde para nenhum evento de moda no Brasil. A própria presidente do Salão Moda Brasil em São Paulo, Ana Flores, confessou ter ficado encantada com o evento em Juruaia.
DITANDO MODA
O setor da moda íntima conta com estilistas naturais da própria cidade de Juruaia. Porém, ao longo dos anos a ACIJU vem desenvolvendo oficinas que visam justamente despertar o dom os empresários e estilistas. Antes, as coleções eram feitas de forma amadora e hoje contam com toda uma metodologia. Nas oficinas, a cada seis meses, é apresentado um caderno de tendências da moda mundial. Mas vale ressaltar que Juruaia já está ditando moda. Isto porque as primeiras pesquisas são feitas na cidade, que já se tornou um “laboratório” para os fornecedores.
NÚMEROS REAIS
Tânia revelou uma projeção do SEBRAE sobre a lingerie de Juruaia. Estudos apontam para uma produção em torno de 20 milhões de peças por mês, totalizando aproximadamente 250 milhões de peças por ano. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Juruaia é responsável por 15% da produção nacional de lingerie. O município é considerado o 3º Polo Nacional da Lingerie, mas Tânia observa que os polos tem características muito diferentes. Neste caso, Juruaia se destaca pela altíssima qualidade e designe diferenciado, com valor agregado na matéria prima. Também é crescente a exportação da lingerie de Juruaia, atingindo mais de dez países. A cada ano, novas empresas passam a utilizar este espaço no mercado.