Ferrovia de Muzambinho em Varginha faz 123 anos

Publicado em 28/05/2015 - regiao - Carlos Cornwall

Ferrovia de Muzambinho em Varginha faz 123 anos

No dia 28 de maio de 1892,Varginha recebia o primeiro Trem de Ferro de sua história, era inaugurado há 123 anos a Estrada de Ferro Muzambinho, o empreendimento que mudaria a história e o progresso da cidade e região. Segundo relatos históricos, a iniciativa local teve no Major Matheus Tavares da Silva,e  Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Varginha, o principal incentivador da vinda da Estrada de Ferro para a nossa cidade, chegando a emprestar 70:000$000 (setenta mil contos de réis), em 1873, para que os trilhos e a estrada traçados de Três Corações à Varginha aqui chegassem. Segundo os arquivos históricos foram mais de 9 anos de lutas que o Presidente Matheus Tavares teve em pról da construção do ramal ferroviário construído por Ingleses. Vindo de Três Corações, e chegando na Estação Varginha.( A Companhia denominada Muzambinho organizou-se para levar a efeito a construção do prolongamento da Estrada de Ferro Rio Minas ou Minas and Rio Railway Company,chamada de Ferrovia Rio Verde,) de Três Corações até o ponto navegável do Rio Verde, posteriormente foi integrada a Rede Mineira de Viação,vindo depois a constituir na RFFSA-SR2-Rede Ferroviaria Federal S/A.

Da Estação Varginha(Centro da Cidade-894 metros de altitude), a ferrovia subia(A bitola das linhas é de um metro ) e seguia em direção ao Moinho Sul Mineiro/sentido Cooperativa do Café e dali interligava a cidade à malha ferroviária do Sul de Minas até o ,que depois passou a chamar-se Juréia, em Monte Belo, pela ordem, as estações após Varginha eram : Garoa,Batista de Melo,Nogueira,Espera,Pontalete,Josino de Brito,Fama, Parada,Gaspar Lopes,Harmonia,Areado,Movimento,Engenheiro Trompowsky e Jureia(Tuyuti), onde encontrava a Cia Ferroviária Mogiana e dali para o interior de São Paulo,alcançando Campinas,São Carlos,entre outras. Esta ligação trouxe grande impulso à cidade, estimulado pelo transporte de passageiros e cargas.O trecho Varginha a Jureia foi desativado na década de 60, devido a construção do Lago da Usina de Furnas, boa parte da história está sob as águas. No início da década de 1930, ( Decreto N.22847 de 23/06/1933 do Presidente Getulio Vargas ) , começou a construção de outra sede para a Estação, que já não comportava os serviços. Em julho de 1934, foi inaugurada a nova Estação Varginha(Atual), com projeto dos engenheiros Armindo Paione e Brás Paione.

Da chamada Ferrovia Muzambinho, hoje  resta apenas o trecho de 35 quilômetros entre 3 Corações e Varginha, que só sobreviveu graças a Empresas locais,aos apreciadores de ferrovias e a todos os politicos que passaram e até hoje não deixaram os trilhos saírem do lugar e ao povo ordeiro e educado do municipio e região. Atualmente a Ferrovia Muzambinho está sob a concessão da FCA-Ferrovia Centro Atlantica, do Grupo Vale do Rio Doce e transportava até 2012 cargas de fertilizantes vindos do Porto de Vitória até um terminal  em Varginha, ao que parece o transporte encontra-se apenas suspenso.

Enquanto cidades choram por não terem mais ferrovia e algumas a estão reimplantando, como Poços de Caldas; nós temos uma e cheia de história, clamando apenas para que volte a reinar como outrora. Cabe lembrar que a última análise dos responsáveis pelo Setor ,tem na  Norma legal atual a manutenção de Varginha como rota operacional remanescente,junto a outras, isso se deve ao dinamismo da economia,  faltando apenas um olhar empreendedor para convencer  a Concessionária a investir por aqui, o que já faz em outras partes do país.

Resta agora lutar por algumas frentes, como o Curso de Técnico Ferroviário, os de Engenheiro de Ferrovias e Logistica,e o uso alternativo para Pequenas e Médias Empresas,além do próprio turismo e mobilidade, pouca gente sabe,mas Varginha se liga diretamente a dois importantes Portos, o de Angra dos Reis-RJ e o de Vitória-ES.

 

 

Fontes pesquisadas:

 -Ricardo Coimbra Rezende(Engenheiro/Escritor de Ferrovias)

-Dr.Eustaquio/Juridico da ex-RFFSA. Ralph Mennucci -Giesbrecht(Pesquisador/Blogueiro) Professor Afonso Paione

-Livro O Ferroviário nos trilhos na saudade de Olavo Amadeu de Assis-1985/Imprensa Oficial/MG-pag.152)

-Mapas da VFCO.Brasilia.jor.br

-AFPF SEAERJ

Agradecimentos

Ao Pedro Fotografias que cedeu foto digitalizada de seu arquivo.

MFVF-Movimento Ferroviario de Varginha e Região.(24.000 acessos de blog em 2 anos)

Carlos Cornwall, Educador,Advogado ,idealizador com outros amigos do MFVR-Movimento Ferroviário de Varginha e Região.(www.ferroviva.blogspot.com)