FEST MODA de Guaxupé – o primeiro passo de um grande projeto

Publicado em 11/10/2011 - regiao - Assessoria de Comunicação

Nos dias 7,8 e 9 de outubro aconteceu em Guaxupé o FEST MODA. Guaxupé que sempre foi a terra do café e mais recentemente do rodeio, há muito tempo se aventurou pelo setor calçadista e hoje já é reconhecida nacionalmente como um polo produtor de calçados, especialmente de segurança e rasteirinhas. Recentemente uma nova vocação vem despertando o interesse e atraindo o investimento de muitos empresários: confecção de lingerie.
Em uma cidade que tem como grande preocupação a falta de empregos e a necessidade de gerar renda e aquecer a economia do município, mobilizar os dois setores, unir forças e promover a cidade como um Polo da Moda parecia um caminho lógico, mas que nunca havia sido seguido. O que começou como um sonho ousado de criação de um novo distrito industrial hoje já é uma realidade concreta. Elaborando projeto, buscando recursos em Belo Horizonte, em Brasília, batendo na porta de Deputados e do Governo Federal, o prefeito Roberto Luciano levantou verba e conseguiu unir a cidade em torno desse grande objetivo: transformar Guaxupé em uma cidade polo da moda.
O projeto começou faz tempo, quando a Secretaria de Desenvolvimento Social focou um intensivo trabalho na formação de mão de obra especializada, uma grande carência do mercado, quando a Secretaria de Desenvolvimento Social mobilizou empresários dos dois segmentos e aliou a isso o conhecimento mercadológico da Acig e quando, mesmo no momento em que o recurso previsto para a realização do evento não foi liberado pelo Ministério do Turismo, a prefeitura assumiu e bancou com recursos próprios a realização do FEST MODA.
O evento  foi um primeiro passo dado com muito cuidado para que não fosse maior do que as pernas e nesse sentido cumpriu muito bem seu papel. Apresentou o potencial que este mercado tem, apresentou a qualidade e variedade dos produtos produzidos na cidade e apresentou Guaxupé como uma nova e promissora opção em um mercado que cresce mais a cada dia: o mercado da moda.
A avaliação geral de empresários e realizadores do evento é de que valeu a pena e que sim, é necessário uma maior mobilização de todos os empresários calçadistas e de confecção para que o movimento se fortaleça e em um próximo evento um novo passo seja dado apresentando os produtos de Guaxupé para toda a região e em no futuro, começar a chamar os olhos de todo o país para mais uma opção de turismo de negócios.
Além da exposição dos produtos, o evento reuniu shows, exposição de carros antigos, basquete de rua, desfiles e foi uma boa opção para o final de semana.