Publicado em 25/05/2016 e atualizado em 25/05/2016 - regiao - Da Redação
O Município de Guaxupé sediou nesta ultima segunda-feira, 23, a abertura do 1º Festival Gastronômico “Sabores da Montanha”. O evento aconteceu na Estação Kaphé, localizada na Fazenda Nova Floresta e contou com a presença dos estabelecimentos cadastrados, além de autoridades políticas e pessoas ligadas ao turismo regional e estadual.
O 1º Festival Gastronômico teve sua abertura solene com a fala do prefeito municipal Jarbas Correa, onde o mesmo citou a importância do evento no fomento do turismo regional. Em seguida o Secretário Municipal da pasta de turismo, Marcos Buled desejou boas vindas a todos e como Presidente do Circuito Montanhas Cafeeiras ressaltou que este é apenas o primeiro de muitos outros projetos e ações que a entidade irá realizar. Esteve presente também o Responsável da elaboração do projeto e Técnico do Circuito Montanhas Cafeeiras o turismólogo, Kleyber Silveira que realizou uma apresentação a todos sobre o Festival e informações gerais de todo o evento no qual escreveu. Encerrando a solenidade a Secretaria de Estado de Turismo se fez presente pela Coordenadora Especial de Gastronomia, Nathalia Farah, onde a mesma parabenizou a todos envolvidos no evento, disse que a SETUR-MG está de portas abertas a todos e que a Gastronomia e um dos maiores fatores motivacionais em viagens dentro do Estado de Minas Gerais.
“A CODEMIG abriu um edital para que os 46 circuitos existentes em Minas Gerais pudessem enviar um projeto. Nós, do Circuito das Montanhas Cafeeiras de Minas, enviamos o projeto de gastronomia o qual foi aprovado e assim iremos trabalhar com o teto máximo disponível de recurso financeiro que será de R$19 mil”, explicou Marcos Buléd que ainda enfatizou que somente 03 circuitos, dos 46 existentes foram contemplados no Estado com o recurso.
De acordo com o presidente do Circuito das Montanhas Cafeeiras, o lançamento do festival aconteceu na Fazenda Nova Floresta por inúmeros motivos: “Dentro da Fazenda Nova Floresta agora existe um complexo turístico chamado Estação Kaphé. Neste local existe uma torrefação de café, área para shows, arena para eventos com animais, restaurante, entre outros. Isso num futuro próximo servirá para visitação de pessoas, ou seja, é um complexo que fomentará o turismo em Guaxupé. Como somos sede do lançamento, optamos pela Estação Kaphé e tenho certeza que os participantes ficaram encantados com a estrutura do local”, disse Buléd.
25 Bares e Restaurantes cadastrados.
O festival conta com 25 empreendimentos cadastrados. O Principal foco do evento é o fortalecimento do polo gastronômico da região do Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas. Este estará ocorrendo simultaneamente em cinco cidades da região, sendo elas, Guaxupé , Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso. Durante 45 dias o evento buscará a divulgação do mercado gastronômico e aperfeiçoamento do desempenho técnico e gerencial dos empresários