Festival Música nas Montanhas reúne músicos do Brasil e exterior em Poços

Publicado em 08/01/2010 - regiao -

969_13Reunindo participantes de todo o Brasil e de países como Áustria, Estados Unidos, Peru, Chile, Bolívia, entre outros, o Festival Internacional Música nas Montanhas (FMM) entra em sua 11ª edição. De 10 a 23 de janeiro de 2010, a cidade mineira de Poços de Caldas torna-se palco de um dos mais importantes encontros de música erudita do país, com a realização mais de 40 oficinas de instrumentos orquestrais e canto, além de 32 concertos gratuitos, que ocorrem ao longo de 15 dias de evento.
A excelência das apresentações e a qualidade técnica dos professores, que consagram o Festival, também chamam a atenção da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais – buscando apoio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o projeto foi o único a ser aprovado em seu valor total. Foi também aquele que recebeu maior pontuação pelos critérios de relevância cultural, ficando em primeiro lugar entre os aprovados para 2010.

Em 2009, a edição comemorativa de uma década do Festival recebeu cerca de 30 mil espectadores, que superlotaram as salas de concertos. Este ano, a expectativa é que a tradição se repita. Com apresentações divididas em três séries - Concertos Especiais, série Casa da Cultura, em parceria com o Instituto Moreira Salles, e série Concertos Noturnos, o FMM tem como objetivo, expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências, além de contribuir para a formação de profissionais especializados em música erudita. Dessa forma, mais de mil músicos devem estar em Poços de Caldas, trocando experiências e trabalhando para a democratização do acesso à arte.
Além das oficinas e apresentações, o Festival oferece a alunos selecionados bolsas de estudos na The University of Southern Mississipi. Atualmente, 10 alunos já estudam nos EUA através da parceria do Música nas Montanhas com a instituição.

Concepção Artística
O Música nas Montanhas conta com a assinatura artística do maestro Jean Reis, mestre em Música pela Andrews University e University of Redlands em Regência Orquestral e Violino. Contando com o cuidado de Reis, a qualidade, tanto dos concertos quanto da equipe técnica e corpo docente do Festival, faz com que, a cada ano, público e participantes aumentem significativamente.
Consagrados músicos, como os que compõe a Banda Mantiqueira, a Orquestra Villa-Lobos, a Orquestra Versatilis, o Trio Brasileiro, o Trio Quintessência, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, assim como solistas renomados como o violinista Lyndon Taylor (Los Angels Philharmonic) e Konradin Grogh (Filarmônica de Berlin), já se apresentaram no Festival.
Nesta edição, Neymar Quarteto, Proveta e convidados e Ana Valéria Poles, além do Quinteto Sujeito a Guincho e do Ensemble São Paulo integram a programação, que traz também artistas internacionais, destacando o duo italiano Raffaele Trevisani (flauta) e Paola Girardi (piano), que estarão presentes no evento através de parceira entre o Festival e o Instituto Italiano di Cultura. 
Concertos
As apresentações noturnas acontecerão todas no Teatro Municipal Benigno Gaiga (Complexo Cultural da Urca), sendo que a Orquestra Sinfônica do Festival realizará quatro concertos, dobrando o número de apresentações realizadas no ano passado.
O concerto de abertura do evento será no dia 10 de janeiro, às 20h30, apresentando Orquestra Versatilis e Convidados.
969_14