Finalmente estação de tratamento de esgoto começa a ser construída em Guaxupé

Publicado em 13/12/2013 e atualizado em 13/12/2013 - regiao - Da Redação

Aconteceu na manhã da quinta-feira (12) a cerimônia de assinatura do Convênio entre Prefeitura e COPASA visando o início de serviços referente à execução de obras e serviços de engenharia destinados à implantação de interceptores de esgoto e da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETE) em Guaxupé com recursos da FUNASA. O tratamento de esgoto no município se arrasta desde 1998.

 

A questão de saneamento básico, em especial o tratamento de esgoto, é um assunto bastante discutido atualmente no Brasil e em todo o mundo. No país, cerca de 37% das cidades tratam o seu esgoto.

Em Guaxupé a primeira tentativa para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto foi em 1998, momento em que a Câmara de Vereadores, não aprovou. Por 15 anos o município então continua lançando “in natura” no rio Guaxupé e seus afluentes urbanos, todo o esgotamento sanitário, contaminando águas e gerando fontes de poluição e contaminação.

“É preciso deixar claro que a preocupação maior em relação ao saneamento básico, diz respeito à Saúde Pública. Uma cidade com saneamento adequado, esgoto coletado e tratado, tem uma população sadia e isso reflete diretamente numa diminuição de gastos com tratamento de doenças”, lembrou o prefeito Jarbinhas durante seu discurso.

Já o presidente da Copasa, dr. Ricardo Simões, que pela primeira vez visita Guaxupé, sendo o terceiro presidente da empresa a comparecer no município nos últimos 30 anos, reconheceu o esforço do perfeito Jarbinhas para que toda a situação pudesse ser resolvida e a população, finalmente atendida com um serviço de qualidade: “Por diversas vezes o prefeito esteve em Belo Horizonte. Hoje antes mesmo desta cerimônia ficamos reunidos e acertamos alguns pontos que vem gerando descontentamento da gestão municipal e também da própria população em relação ao esgotamento sanitário. O Jarbinhas sempre se posiciona de maneira firme, defendendo sua cidade e todo povo. Tenho certeza que assim Guaxupé só tem a ganhar”, disse.

O contrato Programa com a Copasa foi autorizado pela Lei nº2.082 de 2011, com a aprovação e autorização da Câmara Municipal daquela gestão. Em 2012, o Governo Municipal obtém do Governo Federal, por intermédio da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), recursos financeiros de R$14.589.850,08.

O local definido pela equipe técnica da Copasa para a construção da ETE fica próximo ao bairro Tomateiros – Chácaras Califórnia. As obras serão executadas já nas próximas horas pela empreiteira ARTEC, vencedora do processo licitatório e que será responsável pela primeira fase da implantação da ETE em Guaxupé.

“Com as obras iniciadas, cabe a todos nós, principalmente o Executivo e Legislativo, acompanhar e fiscalizar a sua execução. Assim feito, ao final, teremos o esgoto sanitário devidamente tratado, o rio Guaxupé saneado e melhorias na Saúde Pública do município. Agradeço todos da Copasa, da FUNASA, ARTEC, Governo Estadual e Governo Federal, por viabilizarem e não medirem esforços para que finalmente Guaxupé possa ter o tratamento de esgoto”, finalizou Jarbinhas.


Fonte: ASCOM