Furnas Educa leva educação ambiental a Poços de Caldas

Publicado em 25/03/2015 - regiao - Da Redação

Furnas Educa leva educação ambiental a Poços de Caldas

Etapa 2015 do programa começa levando atividades sobre conservação de energia, prevenção a queimadas e preservação ambiental a escolas municipais.

A etapa 2015 do programa Furnas Educa chega a Poços de Caldas com a visita de técnicos e educadores da empresa a escolas municipais da cidade, região sul/sudoeste de Minas Gerais, para realizar atividades sobre os temas conservação de energia, preservação ambiental, de recursos hídricos e prevenção a queimadas.

São utilizadas técnicas educacionais como cartilhas, vídeos de animação, atividades lúdicas, brincadeiras e distribuição de material para mostrar os riscos de praticar queimadas e a importância de economizar energia e conservar o meio ambiente. A visita conta com a presença do Corpo de Bombeiros para falar especificamente sobre os malefícios e a importância de prevenir as queimadas, além de dar dicas de segurança.

“O projeto tem tido um resultado surpreendente, levando conhecimento a milhares de crianças, com efeito multiplicador de alcançar as famílias de alunos e professores. Por isso, o Furnas Educa entrou na carteira de programas institucionais da empresa.  A meta para este ano é mobilizar ainda mais pessoas de forma itinerante e contínua, percorrendo todas as regiões do país”, explicou Leandro Rosa, gerente de Comunicação de Furnas.

A próxima parada da Caravana Furnas Educa é o município de Varginha, no sul de Minas Gerais. Depois os educadores visitarão as escolas dos municípios de Passos, Carmo do Rio Claro, Alfenas, Elói Mendes, Três Pontas, Boa Esperança e Nepomuceno. Nos dois últimos anos a caravana Furnas Educa visitou 174 escolas em 46 municípios brasileiros e se apresentou para mais de 70 mil jovens e crianças.

Prevenção a queimadas

Os números de queimadas no Brasil são alarmantes. Em 2014 foram registrados cerca de 174 mil focos de incêndio, um aumento de 67% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O Brasil é o país que registra os maiores números de realização de queimadas em todo o continente americano.

Realizar queimadas próximo a linhas de transmissão constitui crime federal previsto no Decreto 2.661, de 08/08/1988, que proíbe atear fogo numa faixa de 15 metros dos limites de segurança das Linhas de Transmissão e de 100 metros ao redor das subestações. O Centro de Operações de Emergências de Furnas recebe denúncias pelo telefone 0800 025 25 55.

Em 2014, o case Furnas Educa venceu a 40ª edição do Prêmio Aberje, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade, Regional Rio de Janeiro-Espírito Santo.

Furnas Educa Poços de Caldas

26 DE MARÇO(MANHÃ) - E.M ANTONIO SERGIO TEIXEIRRA
ENDEREÇO: RUA DAS RECORDAÇÕES 580 – BAIRRO SANTO ANDRÉ
HORÁRIO: 8H30

26 DE MARÇO (TARDE) - COLÉGIO MUNICIPAL DR. JOSÉ VARGAS DE SOUZA
ENDEREÇO: AV. CHAMPAGNAT, 668 – JARDIM GINÁSIO
Horário; 13h, 14h, 15h30 e 16h30

27 DE MARÇO (MANHÃ) - E.M JOSÉ AVELINO AMARAL
ENDEREÇO – FAZENDA LAMBARI

27 DE MARÇO (TARDE)- CAIC
ENDEREÇO:AV.DIRCE PEREIRA ROSA S/N – JARDIM ESPERANÇA
HORÁRIO – 13H30 / 15H30



Sobre Furnas

Mais de 40% da energia consumida no Brasil passa pelo sistema de Furnas, que utiliza a força da água para gerar 95% de sua energia. Presente em 15 estados e no Distrito Federal, Furnas conta com 19 usinas hidrelétricas, três parques eólicos, duas termelétricas, aproximadamente 24 mil quilômetros de linhas de transmissão e 66 subestações. Considerado a espinha dorsal da transmissão de energia elétrica no Brasil, o sistema de Furnas está sendo ampliado com a construção de mais 22 subestações, incluindo a SE Olímpica (RJ), e cerca de cinco mil quilômetros de linhas de transmissão.

Até 2018, Furnas e seus parceiros acrescentarão cerca de 5.700 MW ao sistema elétrico brasileiro, um crescimento de 40% em relação aos 14.639,5 MW atuais, superando 20 mil MW em capacidade instalada.


Fonte: ASCOM / FOTO: Gerson Landucci