Geraldo Magela governa Jacuí pela quarta vez

Publicado em 26/03/2017 - regiao - Da Redação

Geraldo Magela governa Jacuí pela quarta vez

Com uma vasta experiência administrativa, Geraldo Magela assumiu o quarto mandato à frente do Executivo de Jacuí. Mesmo assim, confessa que em determinados momentos sente que está ainda no primeiro mandato na vida pública. Não só pela situação encontrada no município, mas também pelo momento de transformações no país, principalmente as indecisões no campo político.

Ao mesmo tempo, Geraldo Magela garante que assumiu o governo com muita vontade de fazer com que o município continue crescendo. Um dos problemas mais graves encontrados envolve a frota municipal bastante danificada, atingindo os veículos da saúde e educação. Sabendo da realidade atual, vem procurando agir com “os pés no chão”. Neste contexto, reduziu os cargos comissionados, implantando os cargos com muita tranquilidade, observando o andamento da arrecadação. Isto para que, neste primeiro ano de mandato, seja possível colocar a administração dentro dos parâmetros das leis e no seu estilo de governo. Com isso, acreditando que até o final do mandato seja possível promover o desenvolvimento do município.

CONTENDO DESPESAS
A administração de Jacuí pode preencher um total de 29 cargos de confiança. Porém, até o momento, somente a metade foi designada. Segundo o prefeito, algumas funções são necessárias, mas está sendo buscado o equilíbrio financeiro. Com isso, está sendo aproveitado os servidores efetivos nas suas funções. O vice-prefeito, por exemplo, está trabalhando e assumindo a área de obras.
O prefeito esclareceu que o governo municipal está contendo as despesas, mostrando a realidade para a população e revendo todos os contratos. Assim, observando as reais necessidades. Com a participação do povo, o Executivo tem buscado recursos junto aos deputados, que tem demonstrado interesse em ajudar.

BUSCA DE RECURSOS
Jacuí tem o índice de 0,6 de FPM – Fundo de Participação dos Municípios. Geraldo Magela revelou que a população faz com que o município esteja próximo do índice 0,8, o que promove um aumento na arrecadação. Porém, isto ainda não foi possível. A administração então busca parceria junto aos deputados na viabilização de emendas, bem como parceria com associações e cooperativas. Outro fato positivo é a participação efetiva da população da zona rural que tem ajudado bastante.

RESGATE DO GRUPO POLÍTICO
A eleição de Geraldo Magela representa a volta do grupo político liderado pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes e seus correligionários. Questionado a respeito, Geraldo Magela reconheceu o desejo de mudança no passado, servindo até para que o povo possa fazer uma reflexão e participar de outras ideias e formas de administrar.
Porém, no último pleito decidiu colocar o seu nome à disposição, visando um bom trabalho para Jacuí. Consagrado nas urnas, Geraldo Magela revelou a intenção de que seu grupo permaneça unido. Entende que o povo deve entender também que o prefeito é apenas um gestor, fazendo com que a participação popular seja possível na efetivação de conquistas.

DISPOSIÇÃO PELO TRABALHO
Geraldo Magela declarou que é possível, através da união dos políticos e comunidade, desenvolver um grande trabalho em favor do município. Mesmo de que forma lenta, mas eficaz, atacando os principais problemas. Neste início de mandato, por exemplo, a atenção maior esteve voltada para área de saúde, limpeza da cidade, estradas rurais e recuperação da frota municipal.

MÃE DO SUDOESTE MINEIRO
Jacuí tem 202 anos de emancipação política, mas em torno de 400 anos de fundação. Mesmo contando com uma Comarca, a cidade é atendida apenas por alguns dias na semana por Juiz e Promotor de Justiça. Segundo o prefeito, isto ocorre justamente pela pequena demanda de processos. O atendimento ocorre de forma bastante positiva.
O município conta com o apoio de um deputado da terra, sendo o parlamentar Antônio Carlos Arantes, além do deputado federal Carlos Melles com forte ligação com a comunidade. O prefeito ressaltou que o município está de portas abertas para receber o apoio de deputados como Rodrigo Pacheco, Renato Andrade, Emidinho Madeira, Cássio Soares e outros.
Jacuí também está retornando à AMOG, sendo que o prefeito entende que a associação é importante no trabalho de cooperação e força política dos municípios. Observa que a associação vem demonstrando uma grande perspectiva neste ano.