Publicado em 18/12/2017 - regiao - Da Redação
A Guarda Municipal (GM) de Poços de Caldas apresentou na sexta-feira (15), o balanço das ações em 2017, que já somam 1.545 ocorrências e geraram 3.644 autuações de âmbito municipal, até o dia 13 de dezembro, data de fechamento dos dados.
O comandante da GM, Marcelo Gavião Bastos, informa, que também ocorreram 97 atuações estaduais e 11 apreensões de veículos. Na avaliação dele, a corporação vem desempenhando o papel com excelência, atuando também em conjunto com as policias civil e militar, com o objetivo de tornar a cidade um local mais tranquilo e seguro.
Bastos informa, ainda, que a operação “Praças Seguras”, que foi intensificada no início deste ano e agora no segundo semestre, foi uma das ações que já mostraram resultados positivo, com a nítida diminuição de ocorrências e a retomada, pelo cidadão de bem, dos espaços públicos.
De acordo com Bastos, também este ano foi realizada a operação Carga Pesada, com a fiscalização de veículos em diversos pontos. A ação se baseia na lei municipal 6.022, que limita o volume de carga de caminhões na área central da cidade.
Durante o ano, 1.584 caminhões foram fiscalizados, com 144 autuações por irregularidades. A GM também realizou a fiscalização de 175 vans escolares no inicio do ano letivo, sendo 12 veículos autuados por não estarem em acordo com as normas estabelecidas.
No balanço anual da operação constam: apreensão de 201 pedras de crack, 90 buchas de maconha, 31 enperdoffs de cocaína e, ainda, R$ 3.224,00 que estavam em poder de suspeitos de tráfico. Também foram conduzidas a delegacia, 10 pessoas por suspeita de tráfico e outras 6 (usuários) em posse de entorpecentes. Houve ainda a apreensão de 7 armas brancas, além de 10 detenções por furto, ameaça e atentado ao pudor.
Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas