Publicado em 06/11/2015 - regiao - Da Redação
Após conhecimento do grande número de adolescentes grávidas no município, a Prefeitura de Guaxupé, através da Secretaria Municipal de Saúde, decidiu realizar no dia 04/11, um curso de capacitação com enfermeiros, agentes de saúde e equipe do Centro de Atenção à Mulher direcionada à atenção materno-infantil.
Este tipo de gravidez, segundo a OMS, é considerada de risco e merece atenção.
O evento que aconteceu na AMOG contou com aproximadamente 30 participantes que atentamente foram capacitados pela enfermeira mestra pela USP-Ribeirão Preto e professora de enfermagem, Lígia Laudade.
“A saúde materna e infantil é um indicador de desenvolvimento socioeconômico e faz parte dos 08 objetivos do milênio. Portanto, a importância de capacitar os profissionais ligados à saúde e que atuam diretamente na assistência a este público. Esta ação é fundamental para uma assistência de qualidade, livre de danos decorrentes, imperícia e negligência”, explicou Ana Paula Alonso Reis, enfermeira do Centro de Atenção à Mulher.
A agenda partiu da Secretaria Municipal de Saúde, quando na Conferência Municipal de Saúde, realizada no Teatro Municipal neste ano, foram apresentadas as estatísticas do município e o percentual de gestantes adolescentes.
“Tal fato chamou a atenção devido aos números e desde então decidiu-se dar atenção especial, uma vez que a gestação na adolescência é considerada gravidez de risco, pois o corpo da menina ainda não está completamente formado para a maternidade e o seu sistema emocional pode ficar abalado se não tiver apoio familiar e até mesmo dos amigos”, disse Ana Paula.
Além deste tema, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve outras capacitações direcionadas ao longo do ano, como por exemplo, humanização na saúde, saúde bucal, entre outros.
FONTE: ASCOM