Publicado em 16/04/2017 - regiao - Da Redação
O termo RAP significa rhythm and poetry (ritmo e poesia) e seu manifesto surgiu na Jamaica na década de 1960. Este gênero musical foi levado para os Estados Unidos, mais especificamente, para os bairros pobres de Nova Iorque no começo da década de 1970. Jovens de origens negras e espanholas, em busca de uma sonoridade nova, deram um significativo impulso ao RAP.
Movimento Rap no Brasil
O rap surgiu no Brasil em 1986, na cidade de São Paulo. Os primeiros shows eram apresentados no Teatro Mambembe pelo DJ Theo Werneck. Na década de 1980, as pessoas não aceitavam o rap, pois consideravam este estilo musical como sendo algo violento e tipicamente de periferia.
Na década de 1990, a rap ganha às rádios e a indústria fonográfica que começa a dar mais atenção ao estilo. Os primeiros a fazerem sucesso foram Thayde e DJ Hum, em seguida começam a surgir novas caras no rap nacional: Racionais MCs, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Câmbio Negro, Xis & Dentinho, Planet Hemp e Gabriel, O Pensador.
O rap começava então a ser utilizado e misturado por outros gêneros musicais. O movimento mangue beat, por exemplo, presente na música de Chico Science & Nação Zumbi fez muito bem esta mistura.
O primeiro grupo de rap de Alterosa - Monosize, formado apenas há oitos meses, começa a se destacar no cenário regional, que ainda mantém certa resistência ao gênero musical.
Formação
Os jovens “Barba” (21), “Japa” (19) e “KL” (25), amigos pelos mesmos ideais, pela prática do mesmo esporte (skate), pelo mesmo gosto musical e com a influência dos haperes Sandrão RZO; Racionais; Froid; Charlie Brown Jr e Gabriel, O Pensador - essências fundamentais, para começar o processo de criação de poesias que poderiam ser ritmadas com beats (ritmo de acompanhamento de rap) baixados na internet. E após uma visita despretensiosa aos estúdios do produtor musical Marcelo Rocha que ouviu as propostas dos garotos, não teve dúvidas em abraçar a causa. Por força do destino, encontrava-se presente a esta visita, o promotor de eventos - Arthur Coimbra que de imediato ofereceu um os melhores espaços musicais para a primeira apresentação do grupo. Assim nascia o MONOSIZE.
Com um público considerável, a primeira performance aconteceu no Coliseo Society Club, palco de apresentações de grandes talentos da cidade e região.
“Barba” não conteve sua emoção após o primeiro show do Monosize. E unidos a um só abraço, selaram o compromisso de profissionalizar o grupo e enfrentar, juntos os desafios que terão pela frente, mesmo sabendo que nos dias de hoje o rap está incorporado no cenário musical brasileiro. “O rap venceu preconceitos, saiu da periferia para conquistar grandes públicos. Dezenas de CDs de rap são lançados anualmente. Sua essência de denunciar as injustiças, vividas pelos pobre das periferias das grandes cidades, estará sempre enraizadas em nossas poesias.” Ratificaram, “Japa” e “KL” os conceitos narrados por “ Barba” , durante entrevista concedida, com exclusividade a este portal de notícias.
Monosize lançou um clip produzido por Linas Sales, diretora da produtora Fac Tual Clã, que está disponibilizado no Youtube - Canal do Grupo. - https://youtu.be/DutqnjHGlZ. O telefone de contato do Monosize é: 35 99895-5588 - Alterosa-MG