Publicado em 30/03/2017 - regiao - Da Redação
Agricultores locais farão usos dos kits conforme regulamento específico
O município de Guaranésia através da Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária, EMATER em convenio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário – SEDA, foi contemplada com 10 kits feira “Aqui tem Feira” os quais serão destinados aos agricultores locais participantes de programas sociais (agricultura familiar, PNAE, etc) e que tem interesse em agregar valor aos produtos que já vendem na feita livre dominical.
Para a distribuição dos kits, foram realizadas reuniões entre os representantes dos Departamentos de Tributos, Vigilância em Saúde e EMATER para que fossem criados critérios para a distribuição dos kits e mesmo realização das feiras.
Nesta ultima quinta-feira (23) foi realizada um reunião com agricultores com a finalidade de apresentar a eles o programa e mesmo os itens do kit, bem como passar a eles a exigências para uso dos equipamentos, dando desta forma uma nova “cara” a feira livre.
Para isto, será reservado um espaço para a montagem das barracas do “Aqui tem Feira” e desta forma seja dada prioridade aos agricultores, artesãos e quitandeiros locais, sendo esta uma das metas do programa “revitalização e modernização das feiras, visando permitir aos agricultores familiares o acesso direto aos mercados, sem intermediadores, tendo assim maior retorno econômico.”
Atualmente, cada Kit Feira Livre é composto por 10 barracas, 20 jalecos, 2 balanças eletrônicas e 60 caixas plásticas. Existe a perspectiva de que nos próximos anos o convênio de celebração desse atendimento contenha também algum veículo para facilitar o transporte dos equipamentos para realização das feiras.
Para os representantes do Governo Municipal esta é uma ação muito positiva, pois dá o primeiro passo na valorização dos pequenos agricultores, provocando neles o espírito cooperativista e também fomentando a agregação de valor aos produtos comercializados.
O prefeito Laércio disse estar acompanhando de perto todas as ações e com bons olhos vê as iniciativas e mobilização apresentadas, pois entende que a valorização dos pequenos agricultores e empreendedores deve ser constante, sendo um diferencial a médio prazo. “Somente iremos provocar uma melhora na vida destas pessoas, se apresentarmos condições de que possam se aperfeiçoar dentro da sua área se atuação, seja ela na venda de horti-fruti, quitandas, artesanatos, etc. Enfim, partimos da ideia de que estamos melhorando a maneira de pescar destas pessoas, através destes kits e das parcerias que estamos fechando em prol da nossa comunidade num todo”.
ASCOM Prefeitura de Guaranésia