Publicado em 20/04/2020 - regiao - Da Redação
Na cidade de Guaranésia, o número de casos suspeitos do Novo Coronavírus está zerado há oito dias. Isso aconteceu porque a Prefeitura do Município vem testando os casos suspeitos com testes rápidos. O município adquiriu 50 testes de uma empresa de Pouso Alegre e já testou todos os 25 casos suspeitos da doença. Até mesmo o caso confirmado, passou pelo teste rápido.
Segundo o prefeito Laércio Cintra Nogueira, o município agiu rápido para adquirir os testes. “Fomos rápidos na compra. Saímos na frente dentro de todo estado”, explicou Laércio ao Portal da Cidade Guaxupé. O investimento do município na compra dos exames, foi de R$9.500.
Como funciona
Primeiro, há a coleta de sangue ou secreções do nariz e garganta do paciente. Isso precisa acontecer entre o sétimo e décimo dia do surgimento dos sintomas. A partir dessas amostras, é avaliada a presença de dois anticorpos: IgG e IgM. São as defesas que o organismo do paciente produz para combater um invasor – como o Sars-CoV-2. O resultado sai em dez minutos.
Os testes rápidos de IgG e IgM, como no caso dos testes rápidos, são melhores para pacientes assintomáticos ou convalescentes, a fim de identificar se os sintomas foram causados pelo Coronavírus.
Por exemplo, uma pessoa que teve sintomas semelhantes ao COVID-19 e se curou pode fazer o teste para saber se teve realmente a doença e se estão imunizados.
Barreiras Sanitárias
Barreiras sanitárias fazem controle de visitantes que entram em Guaranésia. (FOTO: Prefeitura Guaranésia)
Para evitar a proliferação do vírus, Guaranésia implantou barreiras sanitárias na entrada do município onde é verificada a temperatura dos visitantes que entram na cidade.
“Mantemos barreira sanitária nos dois trevos de acesso cidade. E no Distrito Santa Cruz da Prata também no acesso pra Guaxupé. A barreira na Prata guardada pelas monitoras da Educação”, disse o prefeito.
Casos Positivo
No início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaranésia confirmou um caso suspeito de COVID-19. Até o momento, este foi o único caso da doença no município vizinho.
Fonte: Portal da Cidade Guaxupé