Publicado em 26/06/2020 - regiao - Da Redação
ICMS Patrimônio Cultural aponta a cidade com 17,20 pontos
Nesta semana o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e a Prefeitura de Guaxupé receberam o resultado do IEPHA MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) em que o Município obteve 17,20 na pontuação do ICMS Patrimônio Cultural. Essa é a maior pontuação já registrada pela cidade desde a criação do Conselho Municipal. Para se ter ideia, Guaxupé fica próxima da pontuação obtida pela cidade histórica de Tiradentes/MG, estando entre as 40 cidades mais bem pontuadas do Estado de Minas.
O ICMS Patrimônio Cultural é um
programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio
de repasse de recursos para as cidades que preservam seu patrimônio e suas
referências culturais através de políticas públicas.  O programa estimula as ações de salvaguarda
dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores
responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma
ação conjunta com as comunidades locais. 
Em Guaxupé, os recursos financeiros obtidos pelas pontuações passadas, permitiu que fosse realizada a reforma do telhado e pintura de bens tombados, como o antigo Hotel Cobra (Teatro Municipal) e o antigo Banco do Brasil (Prefeitura Municipal). Atualmente, esse repasse está contribuindo com a reforma do telhado de um dos prédios da FEPASA, bem como do telhado da antiga Academia de Comércio “São José” (Fundação José Gonela), além de contribuir anualmente com o Núcleo dos Orquidófilos, organizadores da maior Festa das Orquídeas do Brasil.
Estas e outras iniciativas dos técnicos e conselheiros demonstram que Guaxupé possui vocação para o Turismo voltado ao Patrimônio Histórico e Cultural, pois, com a pontuação 17,20, aproxima-se, por exemplo, de cidades consideradas Patrimônio Nacional como Tiradentes/MG, que obteve a pontuação de 17,21.
Para informações sobre os bens protegidos de Guaxupé, consulte: http://www.guaxupe.mg.gov.br/cidade/patrimonio-historico
ASCOM