Guaxupé é considerada uma das cidades mineiras que mais preservam seu patrimônio cultural

Publicado em 26/06/2020 - regiao - Da Redação

Guaxupé é considerada uma das cidades mineiras que mais preservam seu patrimônio cultural

ICMS Patrimônio Cultural aponta a cidade com 17,20 pontos 

Nesta semana o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e a Prefeitura de Guaxupé receberam o resultado do IEPHA MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais) em que o Município obteve 17,20 na pontuação do ICMS Patrimônio Cultural. Essa é a maior pontuação já registrada pela cidade desde a criação do Conselho Municipal. Para se ter ideia, Guaxupé fica próxima da pontuação obtida pela cidade histórica de Tiradentes/MG, estando entre as 40 cidades mais bem pontuadas do Estado de Minas. 

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse de recursos para as cidades que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas.  O programa estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais.

 Os recursos provenientes do Programa devem ser investidos em ações de conservação, restauração, promoção do patrimônio cultural, projetos de educação patrimonial e outras, a critério do Conselho. 

Em Guaxupé, os recursos financeiros obtidos pelas pontuações passadas, permitiu que fosse realizada a reforma do telhado e pintura de bens tombados, como o antigo Hotel Cobra (Teatro Municipal) e o antigo Banco do Brasil (Prefeitura Municipal). Atualmente, esse repasse está contribuindo com a reforma do telhado de um dos prédios da FEPASA, bem como do telhado da antiga Academia de Comércio “São José” (Fundação José Gonela), além de contribuir anualmente com o Núcleo dos Orquidófilos, organizadores da maior Festa das Orquídeas do Brasil. 

Estas e outras iniciativas dos técnicos e conselheiros demonstram que Guaxupé possui vocação para o Turismo voltado ao Patrimônio Histórico e Cultural, pois, com a pontuação 17,20, aproxima-se, por exemplo, de cidades consideradas Patrimônio Nacional como Tiradentes/MG, que obteve a pontuação de 17,21. 

Para informações sobre os bens protegidos de Guaxupé, consulte: http://www.guaxupe.mg.gov.br/cidade/patrimonio-historico


ASCOM