Publicado em 29/01/2017 - regiao - Da Redação
O evento acontece neste domingo, 29 de janeiro, das 08 às 18 horas, no Parque da Mogiana. A Feira Grátis da Gratidão surgiu na Argentina em formato de feiras de doações e vem se espalhando pela América Latina e pelo mundo com o lema “leve o que quiser ou nada, pegue o que quiser ou nada”. No Brasil, algumas cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Niterói, Juiz de Fora e São Carlos, entre outras, já fazem do espaço público um local para a realização da Feira.
Na Feira da Gratidão você doa o que te sobra, sem necessariamente levar algo no lugar. O objetivo é realizar trocas de objetos, conhecimentos, talentos, culturas e artes. Ser um espaço para as pessoas trocarem informações acerca das atividades que desenvolvem. A organização é coletiva e cada um fica responsável pela metodologia do que desenvolver, sendo a feira, portanto, organizada por todas as pessoas que participam.
Guaxupé tem diversas pessoas que desenvolvem atividades incríveis e todos estão bem animados com o encontro. No evento, o público terá à disposição atrações e atividade como Yoga, Reiki, Dança Circular, Xamanismo, Música, Educação Ambiental, Skate, Hip Hop, Capoeira, Compostagem, Teatro, Circo, Plantas Medicinais, Permacultura, Kombinação, além de brincadeiras para as crianças e a presença do grupo “Amor Exigente” de Guaxupé.
A muzambinhense Iara de Paula (foto), por sua vez, estará ministrando aulas de ioga. Segundo ela, a feira reúne pessoas com vontade de doar. A ideia é que o participante leve o que tem para oferecer. Se não tem nada a oferecer, que participe com o sorriso e presença.
IOGA E EXPERIÊNCIA NA ÍNDIA
A jovem Iara de Paula, professora de ioga, prestou interessantes esclarecimentos sobre a realização do evento. Ela nasceu na cidade de Muzambinho, onde residiu até os 17 anos de idade. Depois de cursar faculdade de Naturologia em Florianópolis/SC e viajar para o exterior, com vasta experiência adquirida na Índia onde residiu por 9 meses, retornou para a terra natal. Atualmente, ministra aulas de ioga em Muzambinho e Guaxupé.
Praticando ioga ainda na faculdade, passou a se interessar pela cultura da Índia. Depois de fazer o curso de formação, passou a ministrar aulas de ioga em Campinas/SP. Na sequência, realizou o sonho de conhecer a Índia e sua cultura. Durante nove meses, vivenciou e aprendeu a cultura local de forma intensa e constante, aprofundando os estudos de ioga. A Índia, segundo Iara, tem um “turismo espiritual”. Todo o país tem a busca pela verdade, sendo que a ioga é apenas um dos caminhos. “A ioga é um caminho para se tornar verdadeiro”, disse.
Iara contou que permaneceu por nove meses na Índia apenas como “uma mochila nas costas”. No país, visitou várias cidades, estados e regiões. Devido à cultura inglesa, a população fala inglês, tem uma língua oficial e mais de 180 dialetos. A muzambinhense também esteve no Sri Lanka e Nepal.
LIÇÃO DE VIDA
A professora optou por um caminho diferenciado e um novo olhar pela vida. Durante a entrevista, ela deu uma lição de desprendimento e desapego aos bens materiais. Entende que a preocupação pelo “ter”, faz com que as pessoas se esqueçam da necessidade do “ser”. Para ela, as pessoas devem fazer a seguinte pergunta: “Eu preciso disto”. Além disso, alerta que o “velho” (coisas velhas) se transforma em lixo, que continua existindo no planeta. Ou seja, quanto mais se joga fora, mas lixo existe.
AULAS DE IOGA
Em Muzambinho, Iara ministra aulas de ioga (individual ou em grupo) no espaço localizado à Rua Tiradentes, 912, sempre às quartas-feiras. Em Guaxupé, atua na Clínica Dalton Moraes do centro da cidade, nos demais dias da semana.
Faça parte dessa conexão e participe com sua presença, recebendo e doando energia
nesse coletivo ao alcance de todos. A programação sugerida está assim:
08:00 - Recepção
08:30 - Prática de Yoga (traga uma toalha ou pano para estender no chão) com Yara de Paula
09:30 - Oficina de Música com as crianças (até 8 anos, acompanhadas) com Aline Moraes
10:00 às 11:30 - Biodança com Orozimbo Leite
11:30 - Dança Circular com Mila
12:00 - Piquenique comunitário (traga algo de comer para compartilhar com todos)
Durante toda a manhã, estará ocorrendo:
- Reiki , EFT, Johrei, Terapia com Cristais, Tarot, Mahikari, Acupuntura, Xamanismo, Plantas Medicinais com Duia Sandra Russo Calil, Taty Abrão, Lilian Shiva, Maria dos Reis, Bianca Russo
- Cuidados com a saúde e alimentação saudável, com Raul Clemente Junior
13:00 - Dinâmica do Amor Exigente com Cirlene Oliveira
14:00 - Oficina Teatro dos Oprimidos (a partir de 15 anos)
15:00 - Oficina de Música para adultos
16:00 - Contação de histórias com Betânia Ferraz e grupo de teatro Tramas e Dramas
17:00 - Game of Skates com Rafael Lima e cia.
- Apresentações musicais com Thairony Thomaz e Daniel Oliveira
- Roda de Capoeira com João Paulo Colimo Gomes e grupo Brasil
- Apresentação de Hip Hop com Cultivo Hip Hop Kiko
- Música Eletrônica
18:30 - Palestra sobre Permacultura com Alexei Zaratini
Durante todo o dia:
- Compostagem (organicidade), com Vitor Ribeiro e Simone Moraes
- Exposição de artes, com Carlos Peixoto e Maurício Antônio Oliveira
- Atividades de Circo, com Edio Silvio Neto
- Espaço para as crianças com brincadeiras.
- Espaço para doações - traga objetos (livros, cds, enfeites, qualquer coisa!) para doar, e pegue o que achar que é pra você! Leve o que quiser ou nada, pegue o que quiser ou nada!
- Pista de obstáculos para skate!
A Feira é grátis e não ocorrerá comercialização de nada - somente doações!
Agradecimentos à Secretaria da Cultura de Guaxupé, ao jornal A Folha Regional e à Rádio do Povo (Programa Vagner Alves) pelo apoio e positividade!