GUAXUPÉ: Lançado o livro Pequeno Observatório das Grandes Coisas Insignificantes

Publicado em 28/06/2012 - regiao - Da Redação

Na noite de quinta-feira, 21 de junho,  aconteceu no Foyer do Teatro Municipal de Guaxupé o lançamento do livro Pequeno Observatório das Grandes Coisas Insignificantes. Esse seria um começo apropriado para uma matéria de lançamento de qualquer livro, mas não para este. O que aconteceu na noite de quinta-feira, foi a realização de um sonho, como bem traduziu o autor, Natal dos Reis Carvalho Júnior, foi o nascimento de um filho e olha que esse filho foi muito desejado e chegou ao mundo sendo muito bem acolhido. Dizem que é mais fácil ter amigos solidários nos momentos difíceis do que ter amigos felizes nos momentos de grandes conquistas. Pois esta noite provou o contrário. O Foyer do Teatro recebeu tantos amigos e tantos familiares do autor e tinha tanta alegria e tanta comemoração que ficava difícil não se emocionar. Assim como é praticamente impossível não se emocionar, não sorrir, não se deliciar com os textos do livro.
O Pequeno Observatório das Grandes Coisas Insignificantes é o primeiro livro do autor Natal dos Reis Carvalho Júnior. Quem conhece bem o autor sabe que os livros são companheiros presentes em todos os momentos da vida dele, até mesmo na praia tá lá ele com um livro na mão. Em seu universo particular convivem  Adélia Prado, Drummond e tantos outros grandes escritores que com suas palavras tocaram sua alma. Encantado que é pelas palavras ele tem por hábito, do nada, sacar uma citação de tantas que ele sabe de cor e com voz impostada nos presenteia. Eu desconfio que isso é uma estratégia dele para colocar poesia onde poesia não há e magia, onde o dia a dia consome.
Para quem gosta de ler e para quem não gosta, Pequeno Observatório das Grandes Coisas Insignificantes é leitura obrigatória, não por exigência como nos tempos da escola, mas como um carinho pra alma...
O livro é uma coletânea de textos, artigos, contos, poesias e palavras que ele colecionou ao longo da vida falando sobre tudo. Alguns publicados, outros novos e outros que ele já nem lembrava mais que existiam.  É também um daqueles sonhos que são compartilhados com os amigos e sonhado junto vira realidade. Esse sonho, ou melhor, esse livro, foi compartilhado e ilustrado pelo Caetano Cury, foi compartilhado e traduzido pelo Marco Dall´ora que criou a capa, foi compartilhado e editorado pela Fernanda Busso e foi compartilhado e revisado pela Valéria.
O livro está à venda na Livraria Cultural de Guaxupé.

Assessoria