Guaxupeano é detido por racismo contra jogador do Corinthians

Publicado em 13/07/2015 - regiao - Da Redação

Guaxupeano é detido por racismo contra jogador do Corinthians

O tenente da PM, Márcio, conversa com o atleta no vestiário; militar liderou a situação, tendo identificado o autor e o conduzido ao Quartel

A Polícia Militar deteve, na manhã de domingo, 12 de julho, no Estádio Carlos Costa Monteiro, o torcedor Edson R. M., de 34 anos, por suposto ato racista contra o jogador Miullen Natha, de 17 anos, atleta do Corinthians Paulista, que enfrentou a Sociedade Esportiva Guaxupé pela 1ª fase da Taça BH de Futebol – Categoria Sub-17. O autor teria se dirigido ao adolescente com palavras ofensivas, o que lhe rendeu a prisão em flagrante, tendo o fato repercutido muito mal entre os presentes ao local.

Edson, que estava no alambrado com seu filho, uma criança, teria gritado: “O que você está rindo, seu Macaco!” para o jogador Miullen, o qual acionou o trio de arbitragem, tendo o juiz, Marcos Aurélio Fazekas, determinado que a Polícia Militar prendesse o autor (Edson, antes de ser abordado, foi apontado por vários torcedores, como sendo ele o autor do insulto). Preso, o rapaz foi levado inicialmente ao posto da PM, ainda no interior do Estádio e, depois, à 79ª Cia. Especial PM/MG, onde foi registrado boletim de ocorrência.

Ainda no Estádio Municipal, um grande número de pessoas “tomou as dores” do atleta do Corinthians, tendo havido inclusive uma certa aglomeração em frente ao Posto/PM, onde o tenente Márcio Teófilo Nunes controlou a situação e conduziu o autor ao Quartel. De lá, onde teria confessado a autoria do crime, Edson foi levado para a 18ª Delegacia Regional de Segurança Pública, para ser ouvido pelo delegado de plantão.

Com relação à vítima do eventual racismo, a comissão técnica não permitiu que ele falasse sobre o caso, mas sabe-se que o jovem optou por não ratificar a queixa. “A gente prefere, por enquanto, deixar como está, pois o garoto não soube definir quem é o autor da frase: ‘O que você está rindo, seu macaco!?’”. É uma coisa séria, que deveríamos tocar para frente, desde que o reconhecêssemos. Esta atitude não combina com o esporte. Foi, para mim, uma tentativa de nos desestabilizar, mas não vão conseguir, pois o time está focado, graças a Deus. O garoto está tranquilo e, inclusive, se precisar fazer um tratamento, será feito, apesar de que ele está em paz. Que isto sirva de lição à pessoa. Se foi ela ou não, que coloque a cabeça no lugar”, disse o diretor Augusto, da base do Corinthians.

Antes de deixar o vestiário, o jogador Miullen tirou fotos com torcedores, deu autógrafos e limitou-se a dizer: “Estou tranquilo... está tudo bem... vamos jogar futebol, pois é o que interessa”, disse ele, antes de despedir-se do JOGO SÉRIO. Já com relação a Edson, quando ele já havia sido deixado na Delegacia, autoridades entenderam não ser viável, naquele instante, falar com ele, o qual prestaria depoimento.

FONTE: CARLOS ALBERTO / JOGO SÉRIO