Hospital Margarita Morales faz ações do Novembro Azul em Poços

Publicado em 09/11/2017 - regiao - Da Redação

Hospital Margarita Morales faz ações do Novembro Azul em Poços

Na terça, 7, os pacientes que aguardavam na sala de espera do pronto atendimento do Hospital Margarita Morales, na zona Sul de Poços, receberam informações sobre saúde masculina. A ação feita pela equipe do Hospital Municipal em parceria com estudantes e professores do curso de Enfermagem da faculdade Pitágoras, faz parte do Novembro Azul, mês de mobilização internacional, dedicado à saúde do homem, com foco na importância dos exames preventivos, especialmente do câncer de próstata.

Trata-se do sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo. "A gente sabe que se diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%, então aproveitamos esse momento da sala de espera, para alertar os pacientes sobre a necessidade de procurar as unidades básicas de saúde, de fazer os exames preventivos e de estar sempre atento aos sinais do organismo", explicou Patrícia Marques, enfermeira e responsável técnica do Hospital Margarita Morales.

Tendo dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, é importante procurar o médico para a realização de exames. Histórico familiar da doença é um dado importante que também deve ser informado.

"A gente participa de ações com foco de prevenção e de promoção a saúde, como o Novembro Azul, a gente traz os acadêmicos de enfermagem para uma outra realidade, que é transformar o pensamento crítico da sociedade, da comunidade, para o quanto é importante prevenir, para que não seja necessário remediar", afirmou Bruna de Carvalho, professora da Pitágoras.

Para que esse trabalho de rastreamento seja possível é fundamental que o paciente procure a unidade básica de saúde mais próxima de casa. "Esse atendimento individualizado está disponível em todas as nossas unidades. Cada caso é avaliado pelo médico generalista, de saúde da família, que pode inclusive encaminhar o paciente para o atendimento especializado, com urologista", informou Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.

Secretaria Municipal de Comunicação Social - Prefeitura de Poços de Caldas